EUA e Reino Unido anunciam manobra da Otan na Ucrânia

Em meio ao caos existente na Ucrânia, os Estados Unidos e o Reino Unido planejam para este verão (hemisfério norte) realizar os exercícios militares multinacionais ‘Rapid Trident’, parte do programa anual da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no território ucraniano.

Segundo o informe divulgado na última quinta-feira (20) pelo Pentágono, os planos para a realização dessa manobra no próximo mês de julho, seguem adiante, assim como os que se referem às operações denominadas ‘Atlas Visão 2014’, previstas para o mesmo mês na Rússia.

O porta-voz do Exército dos Estados Unidos, o coronel Steven Warren, afirmou que, no momento, ‘Rapid Trident’ é o único exercício militar que a Ucrânia e os Estados Unidos preveem levar a cabo este ano.

Por outro lado, o diário britânico ‘The Guardian’ anunciou na quinta-feira o envio de suas tropas à Ucrânia com a finalidade de participar de um grupo de 1.300 efetivos, em sua maioria estadunidenses, e participar dos exercícios militares.

O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou a participação de suas forças nesses exercícios que se realizarão na cidade ucraniana de Leópolis, perto da fronteira com a Polônia, mas não especificou o nível de sua participação.

Além das tropas estadunidenses e britânicas, ‘Rapid Trident’ incluirá tropas da Armênia, Azerbaijão, Bulgária, Canadá, Geórgia, Alemanha, Moldávia, Polônia, Romênia e Ucrânia.

A realização das manobras ‘Rapid Trident’ terá lugar depois da manobra conjunta dos Estados Unidos com a Romênia e a Bulgária muito perto da península da Crimeia, iniciada nesta sexta-feira (21) .

Depois do referendo da Crimeia, realizado em 16 de março último, e diante da escalada de tensões pela união dessa península à Rússia, os EUA enviaram 12 aviões de caça F-15 com 300 soldados à Polônia.

Igualmente, os EUA deslocaram o destroier de mísseis teleguiados ‘USS Truxtun’, ao Mar Negro.

Hispan TV