Consulado Geral de Cuba é inaugurado em Salvador

Na noite da última quinta-feira (20/03), aconteceu a inauguração do Consulado Geral de Cuba em Salvador, instalado na Barra, e que será jurisdicional da Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em breve, um Consulado será inaugurado em Manaus e atenderá toda a Região Norte.

O evento com a presença da embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, e da Consul Geral Laura Pujol, que estará à frente da unidade baiana. Participaram ainda dirigentes do PCdoB na Bahia e da Associação Cultural José Martí.

A inauguração do Consulado vem para consolidar a integração e a solidariedade entre os povos do Brasil e Cuba, que teve início em 1906, quatro anos após a independência da Ilha. Essa relação diplomática foi interrompida em 1964, e com o fim da ditadura militar, em 1984, foram retomadas.

De acordo com Antônio Barreto, integrante do PCdoB Salvador e da Associação José Martí, foi nos últimos 10 anos, após a eleição do presidente Lula, que se intensificaram as relações no campo da política, da cultura, esporte, ciência e do comércio, um duro golpe contra o bloqueio imposto a Cuba pelos Estados Unidos.
“A Bahia e Salvador em particular, cidade com fortes laços com Cuba em todos os aspectos, com destaque para a cultura e a solidariedade, agradece a escolha para sede do Consulado. O intercâmbio cultural, político, econômico, científico, em especial no campo da indústria de fármacos e do turismo, só ira se fortalecer cada vez mais”, declarou.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro