Sem categoria

O 8º Encontro Nacional sobre Questões de Partido

As ricas definições do 13º Congresso precisam, agora, ser traduzidas em orientações concretas. Como “recortar”, ou determinar concretamente, passos da consecução das Resoluções do Congresso? Como traduzir medidas de políticas complexas, no plano tático, da ação de massas, da intervenção nos movimentos sociais e da construção partidária, para o horizonte de 2014?

No plano político a resposta é unívoca: as eleições nacionais definem o horizonte de ação. De seus resultados dependem o percurso ulterior naquele rumo. Mesmo assim, envolvem uma série de variáveis da intervenção partidária no tocante ao programa a ser defendido, à ação de massas em dar-lhe sustentação, às alianças a estabelecer nos 27 Estados,à elaboração de projetos eleitorais de afirmação da legenda comunista. Desafios ingentes, como se sabe.

Mas também no plano da construção e atividade partidária esse recorte envolve ciência e arte. As indicações do 13º Congresso nesse plano precisam ser traduzidas em diretivas concretas de ação, exequíves para 2014, perseguindo um projeto estratégico de fortalecimento da corrente pecedobista.

Esse é mote do 8º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, lidando com as Diretrizes para a atividade partidária em 2014. Realizado sob os auspícios da Resolução da última reunião do Comitê Central, ele se realizará em Brasília, dias 11 e 12 de março próximos. Contará com a participação da presidência nacional do Partido, da secretaria de organização e de outras secretarias nacionais, promovendo a intersetorialidade de ações para a construção partidária.

O Encontro apreciará um documento a ser levado ao exame da direção nacional, firmando as diretrizes de ação, tendo por centro a vitória do projeto político-eleitoral, a realização das convenções nacional e estaduais, e apresentará objetivos e metas para serem debatidos e aplicados por todo o Partido. Afora as diretivas de ação mais evidentes – componentes permanentes da linha político-organizativa – algumas inovações serão propostas ao debate, como as referentes à ação do Partido nos movimentos sociais e de massas e a releitura da realidade social brasileira, em face das transformações promovidas nos últimos doze anos.

Igualmente, será proposta a radicalização, por assim dizer, das indicações do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido e sua Carta-compromisso. As principais se referem às consequências do exame crítico da mobilização partidária verificada no 13º Congresso: um novo estágio na assunção da Política de Quadros como centro da direção organizativa, e a instituição de Fóruns de Quadros, pivôs de Organizações de Base nas capitais e grandes municípios do país, como modo de alimentar e conduzir a atividade militante.

Dada a dimensão pretendida, serão participantes do 8º Encontro, os presidentes e secretários de organização estaduais e das capitais, além de estar aberto à participação de outros integrantes de comissões de organização.

Renato Rabelo, presidente nacional, deverá abrir os trabalhos com as indicações feitas pela Resolução do Comitê Cental, que se seguirão com a apresentação crítica do balanço de mobilização congressual, do exame dos resultados de nossa intervenção política e eleitoral nas capitais, em especial, para embasar as Diretrizes que estarão em debate e deliberação.

Os desafios de 2014 repõem a encruzilhada política com que se depara o novo projeto nacional de desenvolvimento, e a indispensabilidade de tornar vitorioso o projeto político-eleitoral do PCdoB. A questão é como situar a construção da força organizada, em termos de quadros e vasta militância, para dar sustentação a isso e fazer avançar o processo transformador no Brasil.

Dias 11 e 12 de março, em Brasília, temos esse Encontro marcado. Forçoso é explicitar a importância da participação de todos e todas.

Centro de Eventos Brasil 21

salão Vera Cruz 2

SHS Quadra 6, lote 1, conjunto A, Bloco G, Brasília – DF,

fone: 61-3039-8880