Sem categoria

Diretrizes da ação partidária para 2014

Após dois dias de debates, realizados nos dias 11 e 12 de março em Brasília, o 8º Encontro Nacional sobre Questões de Partido definiu as diretrizes imediatas para o ano de 2014, referentes à construção partidária. A orientação do secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino, que presidiu os debates, é a de que as Comissões Políticas Estaduais e Municipais em todo o país adotem essas diretrizes, fazendo os ajustes à realidade de cada região.

Veja as Diretrizes para 2014:

Resolução do 8º Encontro Nacional sobre Questões de Partido

O foco do trabalho do PCdoB em todo o país em ano de eleições gerais é garantir o êxito do projeto eleitoral para 2014. Para isso, as instâncias partidárias de direção devem assumir a tarefa, ancoradas nas lutas sociais e na estruturação partidária.

Sorrentino destaca que “o eixo central dos esforços serão as capitais, dado o desempenho verificado nos últimos dois anos e pelo papel que ocupam na vida do país, sem prejuízo da linha permanente de fortalecer o trabalho partidário nos grandes municípios”.

O projeto eleitoral 2014, a ser elaborado, deve considerar as alianças, candidaturas, chapas, montagem dos comandos de campanha e os planos definidos de ação política e eleitoral para os Comitês Municipais (CMs) e os Organismos de Base (OBs) das capitais e grandes cidades.

Demonstração de força e prestígio

A diretriz aprovada entre os comunistas é de que as convenções estaduais, que devem ocorrer entre 10 a 30 de junho de 2014, devem contar com mobilização partidária organizada, demonstração de força e prestígio político das candidaturas, construção de unidade em torno do projeto político eleitoral e servir de alavanca para filiações massivas ao Partido.

Veja a norma das convenções estaduais:

Diretrizes da ação partidária para 2014

O evento, que reuniu os membros do Comitê Central, da Comissão Política, o secretariado nacional, parlamentares e presidentes estaduais do Partido, também definiu um calendário de ações que devem ser desenvolvidas nos estados. Na ação política de massas, será imperativo relançar, em todos os estados, os Fóruns dos Movimentos Sociais, coordenados pela Presidência e Secretaria de Movimentos Sociais, amplos, plurais, com funcionamento regular mensal para firmar, politizar, unificar e controlar pauta e agenda da intervenção dos comunistas nos movimentos sociais e no âmbito da sociedade civil.

Também ficou decidida, como ação de caráter mais imediato e de alcance universal no país, a defesa da Copa do Mundo – que tem papel protagonista dos comunistas, com a demonstração da enorme importância econômica e cultural para o projeto de desenvolvimento, bem como para a afirmação nacional e autoestima popular.

Campanha de filiação

Essas atividades devem ensejar uma Campanha Nacional de Filiações, manifestando-se num crescendo até as Convenções partidárias de junho. Para isso, o Encontro propôs uma ampla agitação pública, com bandeiras e materiais partidários, em torno do aniversário do PCdoB em 25 de março, além de outras iniciativas de filiação ao longo do período e do Programa de TV que vai ao ar em maio.

Para fortalecer os CMs dos maiores municípios do país e ativar as organizações de base nesses municípios, serão realizados Seminários ou Encontros para debater um diagnóstico e a reformulação de linhas de construção político-organizativos do Partido nas capitais, à luz do estudo da realidade social em transformação.

Também faz parte da agenda do Partido, a criação de Fóruns de Quadros de Bases nas Capitais, para garantir a ativação dos organismos diretamente ligados ao povo, propiciando troca de experiências, formulação de lutas e potencialização de suas ações.

“Ele estabelecerá um funcionamento regular e sistemático, para firmar pautas e agendas de atividade, controlá-las e oferecer apoios das direções ao trabalho de base, por meio dos comitês auxiliares e do próprio comitê da capital”, explicou Sorrentino, enfatizando a necessidade de manter em funcionamento os Fóruns de Macrorregião em cada estado, que devem pautar e controlar as diretivas para os municípios do interior.

Este ano, o PCdoB vai também relançar os Departamentos de Quadros tendo como responsáveis titulares que sejam lideranças prestigiadas e com autoridade, integrantes do Comitê Estadual, atuando com linhas de indução claras e concretas, planos e metas definidas, conforme plano específico aprovado neste Encontro com respeito à atividade do Departamento Nacional de Quadros João Amazonas.