Deputados denunciam possível formação de cartel dos combustíveis

 Os deputados da Oposição, Othelino Neto (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB), denunciaram, na sessão desta quarta-feira (19), uma provável formação de cartel nos postos de combustíveis de São Luís e já estudam a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.

 Os dois parlamentares usaram a tribuna para denunciar o aumento abusivo do preço da gasolina na capital maranhense.

Othelino atentou principalmente para o fato de que a maioria dos postos de combustíveis, independente de estarem localizados em área nobre ou não, estão cobrando o mesmo valor pela gasolina, ou seja, praticando a cartelização da venda de combustíveis. Segundo ele, até nos centavos o preço está igual.

“Se nós andarmos em São Luís e pararmos para abastecer os nossos carros, seja no Calhau ou na Cidade Operária, nós vamos perceber que todos os postos estão com o mesmo preço. Algo está errado, porque cada distribuidora tem a sua margem para dar algum tipo de desconto. Cada um tem seu custo e uma quantidade de funcionários”, observou Othelino Neto.

Segundo Othelino, quem anda na cidade de São Luís percebe que, em diversos postos, o preço da gasolina está em R$ 3,00 e que, em outros pontos de venda, até nos centavos está exatamente igual.

Para o parlamentar, parece existir uma combinação de preços entre os proprietários dos postos de gasolina. “Existe a possibilidade de estarem combinando os valores e isso é crime previsto no código penal”, alertou Othelino Neto.

O deputado do PCdoB disse que o Ministério Público, através da promotora Lítia Cavalcante, já instaurou inquérito para apurar denúncias. “Eu vou procurar saber, junto ao MP, quais providências estão sendo tomadas”, disse o deputado, adiantando que no mais breve possível dará ciência aos órgãos competentes.

“Digo de antemão que vou comunicar não só à Agência Nacional de Petróleo, como também aos órgãos que têm por atribuição controlar e proibir a formação de carteis”, garantiu.

Bira fará reunião com Sindicato

Ainda sobre a alta no preço da gasolina da cidade, o deputado Bira do Pindaré comunicou que irá aproveitar o seu retorno à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa para realizar uma reunião, na próxima quarta-feira (26), com a presidência do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis para explicar a razão do aumento do combustível.

“Eu tive o cuidado de verificar quanto está sendo o preço da gasolina em Teresina e, por incrível que pareça, lá é mais barato do que aqui. E o que explica isso se o combustível vai daqui para lá? O que explica isso?”, questionou o parlamentar.

Bira finalizou o seu discurso pedindo que o Sindicato esteja presente na reunião solicitada por ele. “Eu espero que o presidente do Sindicato dos Revendedores se disponha a vir a esta Assembleia e falar a nós parlamentares e ao povo do Maranhão, especialmente de São Luís”, concluiu.