Entidades se organizam para Copa do Mundo a 90 dias do evento

A 90 dias da Copa do Mundo, a Fundação Maurício Grabois e a Fundação Perseu Abramo organizaram Oficina sobre a Copa do mundo em 2014, na qual foram debatidos temas como: os investimentos e legado, o papel dos movimentos socias nesse debate e a cobertura da mídia contra o mundial.

Da TV Vermelho, em São Paulo

Durante participação no debate, Julio Vellozo, secretário Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, fez ampla avaliação da atual conjuntura relacionada à Copa. Ele indicou que a Copa do Mundo se coloca como uma batalha mãe no cenário político nacional. Desse modo, a defesa da Copa extrapola seus méritos e desagua na luta pela renovação de projeto de Brasil.

Veja também:
"Copa do Mundo 2014 irá mudar a cara do Brasil", afirma Nádia

"Acredito que a onda de defesa da Copa virá e os movimentos sociais terão um papel fundamental nesse processo", destacou. E alertou: "sufocar as manifestações não é o caminho".

Vellozo destacou que os movimentos sociais devem consolidar palavras de ordem, entre elas: "Desligue sua TV de plaza e vem pra rua para comemorar o mundial". Mas, ele frisa: "Vem pra rua tocer pela Copa, mas também venha pra lutar pelas reformas estruturais e democráticas, lutar pela reforma política e dos meios de comunicação".

Lula sai na defesa do mundial

Em entrevista a TV Carta Maior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou sua defesa, criticou o papel da mídia e questinou: "Quanto custou os nossos estádios? Quem for honesto não tem medo de discutir isso [a Copa], nem do ponto de vista empresarial nem do ponto de vista do governo. Vamos explicar isso. O que nào podemos permitir é a desinformação".

Ele afirmou que "nenhum governo trabalhe sem a marcação cerrada da sociedade. Por isso, acredito que vivemos um momento de ouro para o Brasil. A Copa deixará um legado importantíssimo e de melhoria para o povo brasileiro".

*Acompanhe a entrevista na íntegra, produtiza pela TV Carta Maior, com o ex-presidente Luiz Inácio da Silva.