UJS entrevista ministro das Relações Exteriores da Venezuela

A União da Juventude Socialista vai entrevistar na tarde desta quinta-feira (13), às 17h (horário de Brasília) o vice ministro das Relações Exteriores da Venezuela e secretário de Relações Internacionais da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV), Xoan Noya. A conversa é em tempo real e os internautas poderão participar enviando suas perguntas.

Ministro das Relações Exteriores da Venezuela - UJS

Desde 1998, com a eleição de Hugo Chávez, a Venezuela tem passado por transformações políticas, sociais e econômicas profundas, com grandes mobilizações da população em apoio a tais transformações. A Venezuela atualmente tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano da região.

Há um mês setores da oposição patrocinam manifestações violentas, algumas pessoas foram mortas e várias outras feridas. Não é a primeira vez que a oposição utiliza violência para tentar derrubar o governo venezuelano, em 2002 chegaram a sequestrar o então presidente Hugo Chávez. Na ocasião, a população saiu às ruas e o golpe não durou mais de um dia. Em 2005, uma nova tentativa, desta vez Leopoldo López já estava envolvido, a estratégia foi sabotar a empresa estatal de petróleo, PDVSA, há época vários membros do governo sofreram sérias agressões, ainda assim, a oposição fracassou novamente.

Mais uma vez as ruas da Venezuela assistem a atos violentos por parte da oposição. A interpretação da mídia é claramente tendenciosa, ataca com calúnias e manipulações grosseiras o governo do presidente Nicolás Maduro, que substituiu, via eleições diretas, o presidente Hugo Chávez.

Para entender melhor a atual situação, a UJS vai conversar com Xoan Noya que vai contar tudo que está acontecendo no vizinho latino-americano. Qual o papel dos Estados Unidos neste processo, quem é Leopoldo López, como está a situação nas ruas neste momento e outras questões importantes para se compreender a atual conjuntura política venezuelana.

Da redação do Vermelho com UJS