Metroviários de MG protestam contra parceria público privada

Os metroviários de Minas Gerais paralisam as atividades próxima quarta-feira (19). A categoria aprovou a greve, pelo menos por um dia, em assembleia realizada na noite desta terça-feira (11), na Estação Central do Metrô, no Centro de Belo Horizonte.

Assembleia metroviários de Minas Gerais - CTB

Trabalhadores e trabalhadoras decidiram pelo estado de greve em assembleia no dia 25 de fevereiro, quando, em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtu) e Metrominas não apresentaram qualquer informação sobre o destino de metroviários e metroviárias com o projeto de parceria público privada (PPP), que é rejeitado pela categoria, organizada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG).

A medida ameça empregos e direitos trabalhistas e possibilita a ampliação da terceirização no metrô. As empresas também nada esclareceram sobre o valor das tarifas, que aumentaram com as PPPs no Rio de Janeiro e São Paulo, e a expansão das linhas.

A categoria vai realizar ato público às 8 horas do dia 19, na Estação Central, e se reunirá em assembleia geral após nova audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, programada para as 10 horas.

Fonte: CTB