PCdoB-Minas realiza 11 encontros macrorregionais no estado

O PCdoB-Minas promove a partir deste mês 11 encontros macrorregionais no estado. A primeira reunião acontecerá no próximo domingo (16) na cidade de Paracatu, na região Noroeste. A meta da direção estadual é atingir os 300 comitês municipais de Minas Gerais. Segundo o secretário de Organização, Richard Romano, Minas é pioneira na realização de debates com as macrorregionais — que tem como objetivo aproximar as orientações da direção às bases partidárias.

“Os encontros são espaços que reforçam os mecanismos horizontais de ampla consulta, os encaminhamentos das orientações do Partido e o controle de suas implementações — conforme determina o Estatuto do PCdoB. Este ano os encontros têm uma importância singular em função das eleições e do projeto nacional de reeleger a presidenta Dilma”, explica Richard.

Além de assegurar a 4ª vitória das forças democráticas ao poder central do país, Minas Gerais deve contribuir com o projeto do PCdoB nacional de conquistar uma bancada de 20 deputados federais. A meta do estado é eleger dois representantes para a Câmara Federal. Os comunistas mineiros também terão o desafio de reeleger os deputados estaduais Celinho do Sinttrocel e Mário Henrique Caixa e assegurar duas novas vagas na Assembleia Legislativa. Os debates também irão discutir a pré-candidatura da deputada Jô Moraes ao governo de Minas.

A elevação da participação e da representação feminina nos espaços de poder no Brasil é outro compromisso da direção estadual do Partido, explica Romano. O PCdoB foi a segunda legenda no estado que mais filiou eleitores no segundo semestre de 2013. Os encontros macrorregionais visam ainda fortalecer a convicção da posição de destaque que os comunistas mineiros ocupam no cenário político estadual e consolidar a construção de novos comitês em Minas.

Romano enfatiza ainda a necessidade do empenho das direções municipais para assegurar a participação efetiva do maior número de filiados, militantes, lideranças e gestores públicos. “É um momento para a troca de experiências do ponto de vista da construção partidária e da gestão institucional da participação dos comunistas em prefeituras no estado. Os encontros também irão reforçar os mandatos de vereadores e as relações com os movimentos sociais, especialmente com a juventude e os trabalhadores”.

Acompanhe as datas e locais da realização dos encontros na sua região:

Região

Cidade

Data
Noroeste Paracatu 16/3
Vale do Aço/ Rio Doce Coronel Fabriciano 21/3
Jequi/ Mucuri Teófilo Otoni 22/3 (manhã)
Jequi /Mucuri Capelinha 22/3 (tarde)
Sul Poços de Caldas 5/4
Centro Oeste Divinópolis 6/4
Triângulo Uberaba/Uberlândia 12/4
Norte Montes Claros 13/4
Grande BH Belo Horizonte 26/4 (manhã)
Central Congonhas 26/4 (tarde)
Zona da Mata Juiz de Fora 3/5