Espanhóis marcham contra realização de fórum econômico em Bilbao

Milhares de pessoas protestaram em Bilbao neste domingo (2) contra os recortes do governo espanhol e a política da União Europeia. Nesta semana, a cidade abriga o fórum econômico Global Forum Spain, que conta com a presença de 400 convidados, dentre eles, Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Espanhóis protestam contra fórum econômico em Bilbao - EFE

A manifestação foi convocada pela Confederação Sindical de Comissões Operárias (CCOO), pela União Geral de Trabalhadores (UGT) e União Sindical Operária (USO), organizações que criticam duramente "as políticas de austeridade e os recortes" impostos pela União Europeia e pelo FMI.

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) respaldou o protesto, que abre uma série de atos de repudio à reunião. O secretário-geral adjunto da entidade, Jozef Niemiec, considerou necessário substituir as medidas de austeridade dos organismos europeus por planos de investimentos para criar empregos de qualidade e reativar a economia. 

O secretário-geral da CCOO de Euskadi (País Basco), Unai Surdo, considerou que a Espanha aplica as políticas ditadas pelos organismos antidemocráticos como o FMI, que ele considera responsável pelo "aumento da pobreza e do desemprego". Raúl Arza, secretário-geral da UGT em Euskadi, também se pronunciou contrário a realização do fórum econômico e lembrou que a reunião será feita em um dos países mais castigados pela crise, com milhares de desempregados e pessoas que perderam suas moradias. Por sua vez, Margarita Iza, da USO, advertiu que são os trabalhadores os que sofrem pelas políticas de ajuste.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e do El Mundo