Japão desrespeita a história e a paz, diz ministério chinês

O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, Yang Yujun criticou, nesta quinta-feira (27),  em uma coletiva de imprensa, as forças de direita do Japão. Para ele, as autoridades japonesas estão cometendo retrocesso nas questões históricas, usando diversos pretextos para ampliar seus armamentos. "O exército chinês jamais permitirá a repetição da tragédia," disse Yang.

Tropas do Japão - Toshifumi Kitamura/AFP/Getty Images

Este ano marca o 120º aniversário da Primeira Guerra Sino-Japonesa, o 100º aniversário da Primeira Guerra Mundial e o 75º aniversário da Segunda Guerra Mundial.

"Nos últimos anos, as forças de direita japonesas vêm cometendo retrocesso nas questões históricas. Elas usam diversos pretextos para ampliar seus armamentos, com a intenção de mudar a ordem internacional estabelecida após a Segunda Guerra Mundial. A comunidade internacional deve prestar alta atenção a isso," enfatizou o porta-voz.

Leia também:
China denuncia posse de materiais nucleares bélicos pelo Japão
China volta a pedir ao Japão o respeito às lições históricas

"O exército chinês tem responsabilidade de garantir a soberania e a segurança nacional e não permitirá, de jeito nenhum, a repetição da tragédia," disse Yang, em relação às manobras japonesas para reformular as suas forças armadas.

O Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China aprovou a proposta de definir o dia 3 de setembro como Dia Comemorativo da Vitória da Guerra de Resistência à Invasão Japonesa e o dia 13 de dezembro, como Dia de Luto às Vítimas do Massacre de Nanjing.

As autoridades japonesas disseram que não entenderam a decisão chinesa. Quanto a isso, Yang Yujun ressaltou a importância de memorizar a história. "O que nós não entendemos é que após tantos anos, alguns japoneses ainda queiram derrubar o veredito feito pelo mundo sobre o crime que o militarismo japonês cometeu."

O porta-voz disse que a China pede às autoridades japonesas que façam "profundas introspecções sobre suas responsabilidades para obter a confiança dos seus países vizinhos e da comunidade internacional."

Da redação do Vermelho,
Com informações da Rádio China Internacional