Dominicanos saem às ruas pela restituição de suas nacionalidades

León Delanoi, coordenador da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Dominicana de Religiosos (Condor) apela para que o presidente Danilo Medina restitua a nacionalidade ao dominicanos descendentes de haitianos. Na tarde de ontem, Delanoi comandou uma marcha com centenas de pessoas em frente ao Palácio Nacional da República Dominicana.

Dominicanos saem às ruas pela restituição de suas nacionalidades - Garr

Outra grande marcha aconteceu no sábado (22), também em Santo Domingo, para pedir ao Sistema de Integração Centro Americana (Sica) reunido naquela cidade pelo direito à nacionalidade milhares de vítimas dominicanas retiradas pelo julgamento do Tribunal Constitucional sobre a lei TC 168/13 . Os manifestantes pediram aos representantes da Sica que apelassem ao presidente Danilo Medina para cancelar a decisão, que é uma violação ao direito à nacionalidade.

Leia também:
Acordo entre Dominicana e Panamá pode beneficiar haitianos
Mais de 250 mil perderam direito à nacionalidade dominicana


Flor Ángel Agustín, porta-voz do movimento, defende que o presidente Medina, como chefe do Poder Executivo, deveria considerar o direito à nacionalidade como inviolável, sob qualquer circunstância, e ir contra a decisão do que nega a nacionalidade de milhares de dominicanos de ascendência haitiana. Augustín ainda criticou o discurso de Medina que propôs, em 27 de fevereiro, ao Congresso Dominicano a naturalização destas pessoas, pois classifica como um

O Grupo de Apoio aos Repatriados e Refugiados (Garr), de origem haitiana e atua na fronteira entre os dois países, tem feito intensa campanha para que autoridades haitianas não apoiem esse genocídio civil e se neguem assinar acordos com as autoridades da República Dominicana, que fez o racismo uma política de Estado. Inclusive, com severas críticas ao embaixador haitiano na OEA, que não fez coro aos colegas na última reunião onde a lei dos apátridas foi duramente criticada.

Fonte: Adital