Alice anuncia temas importantes para a Comissão de Cultura

A Comissão de Cultura será presidida, este ano, pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Ela foi eleita nesta quarta-feira (26) em votação unânime. Na pauta da nova gestão, temas importantes para o fortalecimento da cultura no País, como o Procultura, o Vale-Cultura e a reformulação da Lei de Direitos Autorais.

Alice anuncia temas importantes para a Comissão de Cultura - Agência Câmara

Para a atual presidente do colegiado, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ter Alice Portugal no comando da Comissão de Cultura é garantir o protagonismo que a área merece. “A colega de bancada tem larga experiência no embate legislativo e terá muita competência para lidar com a diversa, plural e rica essência da cultura brasileira, agregando novos debates e continuando o trabalho que realizamos em 2013”, destacou.

Leia também: Na presidência da comissão, Alice quer popularizar Vale-Cultura

A nova presidente anunciou que o colegiado realizará um seminário para popularizar o Vale-Cultura e outro para discutir ações para evitar o racismo durante a Copa do Mundo. Para esse debate, deve ser convidado o jogador Tinga, do Cruzeiro, que sofreu ataques racistas da torcida peruana em jogo da Taça Libertadores da América.

“Nós precisamos fazer valer essa vitória. Vou fazer um grande seminário no mês de abril reunindo as centrais sindicais e segmentos do empresariado brasileiro para estimular que, nas convenções coletivas, o Vale Cultura esteja pontuado e o trabalhador possa visitar os espetáculos no Brasil fortalecendo a classe artística e enriquecendo a sua formação cultural”, afirmou.

O Pro Cultura aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); além de votação de pedido de urgência constitucional para apreciação no Plenário. A parlamentar espera contribuir para dar mais celeridade ao andamento do projeto na Câmara, pois entende ser ele fundamental para melhor distribuir as verbas do setor.

Alice Portugal, que está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, iniciou sua carreira política em 1995, quando foi eleita deputada estadual. A parlamentar participa da comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) e da que discute a chamada Lei da Palmada.

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) será a 1ª vice-presidente (a esq. de Alice); Onofre Santo Agostini (PSD-SC), o 2º vice (à dir. de Alice); e Evandro Milhomen (PCdoB-AP), o 3º vice (na ponta da mesa).

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara