Inácio Arruda propõe acesso gratuito para estudantes em museus

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentou projeto de lei que pretende garantir acesso gratuito de estudantes aos museus participantes do Sistema Brasileiro de Museus. A proposta beneficiará alunos dos cursos de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda.
 

Inácio Arruda propõe acesso gratuito para estudantes em museus - defender.org.br

Considerados como equipamentos culturais tradicionais, os museus constituem espaços privilegiados para a formação humanista, por conservarem e exporem conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico e outros de natureza semelhante. Como instituições abertas ao público, colocam-se a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento integral”, justificou Inácio.

Para ele, “o Brasil ainda não alcançou a disseminação dessas casas de memória coletiva em quantidade significativa de municípios, razão pela qual devemos passar a educar nossa população para que crie afeição por esse tipo de instituição”.

O Brasil tem hoje 2.970 museus, segundo dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Entretanto, mais de 65% dos municípios com população entre 20.000 e 100.000 habitantes ainda não possuem museus. Somente nas cidades maiores, naquelas com mais de 500.000 habitantes, é comum encontrar esse tipo de equipamento cultural.

Os últimos dados revelados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que apenas 6% dos brasileiros já visitaram um museu. “Essa é mais uma razão para que se dê acesso, com gratuidade, aos estudantes de artes e áreas afins, para que eles passem a valorizar mais os museus e, como futuros profissionais, contribuam para a formação das novas gerações de apreciadores”, afirmou o senador.

A educação para a cultura já é uma das diretrizes da lei de 2009 que instituiu o Estatuto dos Museus. Coerente com esse princípio, os museus deverão, de acordo com o projeto, potencializar a promoção de ações fundamentadas no respeito à diversidade cultural e na participação comunitária, contribuindo para ampliar o acesso da sociedade às manifestações culturais e ao patrimônio material e imaterial da nação.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda