Governo do Estado e União recuperam estrada no norte da Bahia

O trecho de 121 quilômetros da BR-235, que liga as cidades de Juazeiro, Pinhões e Uauá, no norte da Bahia, vai ser recuperado. A ordem de serviço que autoriza o início imediato da obra foi assinada na manhã desta segunda-feira (24/02) pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Transportes, César Borges, que estiveram na região. A obra é aguardada há mais de 30 anos pela população e deve ser iniciada em 30 dias.

De acordo com o Ministério dos Transportes, além do trecho baiano, a estrada terá outros pontos reformados, ligando os estados do Piauí, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Foram destinados recursos da ordem de R$ 400 milhões para recuperar o asfalto e a sinalização. A perspectiva de conclusão é de dois anos.

Durante seus discursos, o ministro César Borges e o governador Jaques Wagner reconheceram o crescimento de Juazeiro e garantiram a conclusão de outra obra importante para a cidade, a Travessia Urbana. “Esse é um compromisso nosso. O recurso já está assegurado e, evidentemente, que ela será fundamental para uma cidade que cresce como Juazeiro”, declarou Wagner, ao afirmar ainda que o Estado está destinando para a pavimentação e esgotamento sanitário do município.

O ministro César Borges destacou que o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB) tem sido incansável na luta pelo desenvolvimento da cidade e da região. “O prefeito constantemente tem ido ao meu gabinete no Ministério lutar pelo crescimento da região. E quero aqui dizer que realizamos esse sonho (em referência a BR-235), mas também sabemos que Juazeiro tem outras demandas. Estamos trabalhando com a presidente Dilma para que tudo isso se torne realidade porque nós vamos fazer essa travessia duplicada de Juazeiro”, disse.

O prefeito Isaac Carvalho agradeceu o apoio do Estado e do governo Federal no que se refere às obras de desenvolvimento para a região, citando a construção de mais de 2.500 casas populares, a implantação da Maternidade Municipal, a construção da primeira UPA-24 horas da região e a chegada do programa Mais Médicos. “É um momento de alegria não só para Juazeiro como para todos os municípios vizinhos. Sem dúvida uma obra que permitirá um maior desenvolvimento econômico da região”.

Máquinas

Durante a assinatura da ordem de serviço da BR-235, o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) entregaram 10 retroescavadeiras para as cidades de Umburanas, Remanso, Pilão Arcado, Mirangaba, Sobradinho, Jacobina, Jaguarari, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá e Juazeiro. As máquinas ajudam a resolver problemas em estradas vicinais, de limpeza urbana e obras em geral.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Com agências