Conquista do Voto Feminino é comemorada com ampla agenda de luta

Nesta segunda-feira (24), as mulheres comemoram o Dia da Conquista do Voto Feminino, que em 2014 completa 82 anos. As mulheres adquiriram o direito de votar, em nível nacional, no Brasil, a partir de 1932, com o Código Eleitoral Provisório, aprovado durante o governo de Getúlio Vargas. Em entrevista à Rádio Vermelho, a secretária Nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, fala sobre essa data e o que ela significa para o movimento feminista no Brasil.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo


Marcha pelo Dia Internacional da Luta da Mulher em 2012. Nessa ano o grito de luta
era: “A nossa luta é todo dia somos mulheres e não mercadoria”.

Para a dirigente, "essa data marca o reconhecimento da cidadania da mulheres. Porque durante muito tempo fomos consideradas cidadãs de segunda categoria. Toda a luta do movimento sufragista colocou essa participação das mulheres em outro patamar", destacou a dirigente, que também compõe a direção nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Leia também:
Voto feminino: 82 anos de luta por mais espaço para mulheres

Mesmo com a comemoração, Liège sinalizou que há ainda grandes desafios a serem superados pelas mulheres. "Precisamos avançar ainda mais nessas conquistas. Sobretudo no que se refere à ampliação da participação da mulher nos espaços de poder e de decisão. Mesmo comemorando 82 anos do voto, ainda sofremos com a sub-representação. Uma realidade que precisa mudar, pois somos a maioria nos colégios eleitorais", lembrou.

8 de Março – Mais Mulheres nos Espaços de Poder

Liège Rocha informou que para comemorar o Dia 8 de Março, as mulheres do Brasil realizarão atos nas capitais e também será lançada, no Congresso Nacional, a campanha 'Mais Mulheres nos Espaços de Poder'.

"O Brasil será tomado pelas mulheres. Em São Paulo no dia 8 de março faremos uma grande marcha para reafirmar nossa luta e bandeiras neste que é um ano estratégico para a luta dos movimentos organizados no Brasil", indicou.

De acordo com a dirigente, "o objetivo da campanha é envolver os partidos políticos em torno dessa bandeira. De modo a não só ampliar a participação das mulheres nesses espaços, mas também garantir que elas tenham mais poder de atuação. Ou seja, garantir o empoderamento das mulheres enquanto pessoa e cidadã".

Na oportunidade, a secretária Nacional da Mulher do PCdoB informou ainda que no próximo dia 7 de março, a partir das 16h, será realizado um evento na sede do Comitê Central do PCdoB sobre o enfoque do Dia Internacional das Mulheres e que durante o evento, será lançado um DVD que apresenta o Curso Básico sobre Emancipação das Mulheres (CBEM).

União Brasileira do Mulheres

Em nota pelo Dia da Conquista do Voto Feminino, a UBM convocou seu 9º Congresso Nacional. De acordo com a entidade, 2014 será marcado pela luta de reconhecimento de direitos e tendo como pauta central mais poder político para as mulheres.

"As mulheres brasileiras são 51% da população e do eleitorado, mas são apenas 10% do Congresso Nacional, a juventude representa 2%, os negros e negras apenas 8%, portanto, a bandeira da participação politica tem centralidade", indicou a nota.

Juventude feminista em luta

A juventude feminista e organizada também já lançou agenda para comemorar o dia 8 de março. De acordo com informações do portal da União da Juventude Socialista (UJS), o dia será lembrado com muita cor, música e alegria. As jovens feministas irão colocar seus blocos carnavalescos nas ruas em diferentes estados do Brasil.

Em entrevista, Maria das Neves, diretora da UJS Feminista, destacou que “ainda estaremos no clima do carnaval e a irreverência e o protagonismo feminino devem contagiar a UJS e tomar as ruas. Iremos organizar vários blocos de carnaval, com baterias feministas, fantasias e confetes", afirmou.

A jovem feminista ainda sinalizou que "em 2014 a UJS reafirma a centralidade da luta das mulheres para nossa organização e convoca o conjunto da sua militância para realizar no dia 8 de março, de norte a sul do Brasil, o lançamento oficial do 17° Congresso da entidade intitulado 'Amar e mudar as coisas'. Convocamos todas as jovens mulheres brasileiras a ingressarem nas fileiras da UJS. Temos o desafio de filiar meio milhão de jovens na UJS. E que metade seja composta por mulheres!".