Candidata da União Patriótica sofre atentado na Colômbia

Uma caravana na qual se deslocava a candidata presidencial pelo partido União Patriótica (UP), Aída Avella Esquivel, foi atacada neste domingo (23) por dois homens de moto no departamento de Arauca, na fronteira da Colômbia com a Venezuela, informou a agência de notícias EFE.

Avella viajava ao lado do candidato ao Senado do mesmo partido, Carlos Lozano, e ambos saíram ilesos do atentado, assegurou o comandante de polícia de Arauca, coronel Camilo Ernesto Álvarez Ochoa.

"A doutora Avella ia sobre a via entre Fortul e porto Jordão, (em Arauca) uma moto com dois indivíduos se aproximou e os mandou parar. Como não pararam, atiraram nos carros do comboio, onde estavam os guarda-costas", relatou o coronel Álvarez Ochoa. Houve trocas de tiros, mas os veículos continuaram até chegar a um posto de controle do Exército.

Leia também:
Santos afasta chefe das Forças Armadas por denúncia de espionagem
Partido Liberal nomeia Santos para a reeleição na Colômbia
Santos lidera pesquisa, mas eleição deve ter 2º turno na Colômbia

Tanto Avella quanto Lozano chegaram na última sexta-feira (21) à cidade de Arauca para se reunir com dirigentes e simpatizantes do Partido União Patriótica dessa região durante o fim de semana. A candidata presidencial, que voltou ao país em dezembro passado após 17 anos, reivindicou ao presidente Juan Manuel Santos garantias de segurança em sua campanha.

"Diante da agressão em Arauca reivindicamos o direito de viver e de ser opção de poder! Sem garantias não haverá paz!", disse a candidata a Santos e ao ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, através de sua conta no Twitter.

As autoridades ainda não sabem quem são os responsáveis pelo ataque à candidata, quem ainda está na base militar do município de Puerto Jordán.

Com agência de notícias