Plebiscito popular por uma nova Constituinte: o poder é do povo

Divulgado o primeiro vídeo da campanha por um "Plebiscito Popular por uma Nova Constituinte". Saiba como colaborar em sua região para fortalecer a mobilização nacional, que pretende atrair a todos e todas para letigimar o parágrafo único do artigo 1º da Constituição: "Todo o poder emana do povo".

Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadão e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito.

Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos.

O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

O que é uma Constituinte?

É a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.

Porque uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?

Nos meses de Junho e Julho de 2013 milhões de jovens brasileiros foram às ruas para lutar por melhores condições de vida, inicialmente contra o aumento das tarifas do transporte, mas rapidamente a luta por mais direitos sociais estava presente nas mobilizações, pedia-se mais saúde, mais educação, mais democracia. Nos cartazes, faixas e rostos pintados também diziam que a política atual não representa essa juventude, que quer mudanças profundas na sociedade brasileira.

As mobilizações das ruas obtiveram conquistas em todo o país, principalmente com as revogações dos aumentos das tarifas dos transportes ou até diminuição da tarifa em algumas cidades, o que nos demonstrou que é com luta que a vida muda! Mas a grande maioria das reivindicações não foram atendidas pelos poderes públicos.

Diversas organizações apoiam a iniciativa como União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União de Negros pela Igualdade (Unegro), União Nacional dos Estudantes (UNE), Comissão Pastoral da Terra, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); centrais sindicais como CTB, CUT, e  partidos políticos como PCdoB, PT e Psol. Aqui a lista completa das organizações.

Mais informações como colaborar na página do Plebiscito.

Assista ao vídeo:

Com informações do Levante Popular da Juventude e Página Consulta Popular