Estudantes conquistam passe livre em Goiás

O Governo de Goiás anunciou, na manhã desta quarta-feira (19), a liberação do passe livre para os estudantes das 17 cidades da Região Metropolitana de Goiânia. Terão direito à gratuidade nas passagens os alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental até o final do ensino superior. A estimativa é de que cerca de 115 mil pessoas sejam beneficiadas. O Governo custeará o Passe Livre Estudantil irrestrito.

Estudantes do 5º ano fundamental até o ensino superior terão direito a 48 passagens mensais sem qualquer custo. A nova regra vale a partir desta quinta-feira (20). A informação foi dada pelo secretário estadual Joaquim de Castro. Segundo ele, os recursos sairão do Tesouro do Estado.

Vitória 

A conquista é fruto de vários anos de luta do movimento estudantil tanto secundarista quanto universitário. Segundo o diretor da UNE, Iago Montalvão, “para os estudantes da região metropolitana de Goiânia essa é uma vitória que representa mais de uma década de luta, todos esses anos os estudantes estiveram nas ruas pedindo o passe livre. O que pra nós é fundamental, pois também diz respeito à educação, já que muitos jovens não conseguem estudar por não terem dinheiro para pagar o transporte, muito menos para ir aos espaços de cultura e lazer. Isso representa um avanço na formação da nossa juventude”.

Iago continua, “posso dizer com toda certeza que sem a luta nas ruas essa vitória não estaria garantida. Uma luta que não pertence a um grupo político em específico, mas que reuniu os estudantes para além de suas divergências em torno de uma pauta comum”.

Quando questionado sobre o papel da UJS na luta pelo passe livre em Goiás, Iago coloca que “a UJS participou dessa luta durante todo o tempo. Em 2013 nas manifestações estivemos ao lado da juventude nas mobilizações e manifestações, seja através de sua militância ou das entidades que dirige”.

Cadastramento

O cadastramento será feito a partir nas agências do Vapt Vutp. “Os alunos podem vir, se cadastrar, para que a demanda seja absorvida de forma gradativa”, explicou.

Para fazer o cadastramento, é necessária a apresentação do comprovante de matrícula, documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de endereço e a carteirinha de passe fornecida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp). O prazo vai até o dia 7 de março.

Com informações do Portal da UJS