Marinha do Brasil detalha a Operação “Amazônia Azul”

Operação visa o aprimoramento da fiscalização das águas territoriais e preparo da Força Naval para a atuação na Copa do Mundo 2014.

A Marinha do Brasil detalhou, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (19), como será o funcionamento da Operação “Amazônia Azul”, que se estenderá por todo o território nacional.

Iniciada na segunda (17), a operação é um exercício de grande escala para aprimorar a fiscalização das águas territoriais brasileiras e o preparo da Força Naval para a atuação na Copa do Mundo Fifa 2014.

A iniciativa envolve 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por uma área de 3,5 milhões de Km² ao longo da costa do País.

A operação acontece até 22 de fevereiro, e conta com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), além de instituições como o Departamento de Polícia Federal, a Secretaria de Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a PetrobraSes e a Transpetro.

Segundo a Marinha, os navios e embarcações realizarão ações de patrulha e de inspeção naval na área da Amazônia Azul, assim como nos principais rios, lagos e bacias hidrográficas do Brasil. A operação se desenvolverá ao longo de toda a costa brasileira, além de percorrer rios como o Amazonas, Tocantins e Araguaia, o rio Paraguai, e diversas outras localidades.

Os fuzileiros navais atuarão na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse estratégico e plataformas de petróleo.

O nome Amazônia Azul, cunhado pela Marinha, designa a imensa região marítima contígua à costa brasileira, cujos potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde.

Pela Amazônia Azul circulam 95% do nosso comércio exterior e de lá são extraídos aproximadamente 90% da produção de petróleo brasileira – além de intensa atividade pesqueira.

Fonte: Portal Brasil