Manaus prepara guia para receber torcedores na Copa

Manaus está empenhada em receber bem os turistas durante a Copa do Mundo. Os ingleses que assistirão ao jogo entre Itália x Inglaterra, na Arena da Amazônia, em 14 de junho, receberão gratuitamente um guia com informações da capital, de seus arredores e das cidades-sede onde a Inglaterra vai jogar.

A expectativa é de que cinco mil turistas ingleses passem, por jogo, pelas capitais onde a seleção britânica irá jogar, de acordo com Kevin Miles, chefe da Federação de Torcedores de Futebol da Inglaterra. Para ele, o guia dá segurança ao torcedor.

O guia é uma parceria entre o governo do estado e a Federação de Torcedores de Futebol da Inglaterra. Ele poderá ser retirado em pontos exclusivos de informações aos turistas, de acordo com Roselene Medeiros, da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas.

Para garantir o conforto dos visitantes, o MTur investe em Centros de Atendimento ao Turista (CATs), obras de sinalização turística e de vias de acesso a destinos. No primeiro semestre de 2013, em Manaus, foram realizados 4.398 atendimentos nos dois CATs existentes, sendo 2.464 brasileiros e 1.934 estrangeiros atendidos no aeroporto e no CAT Eduardo Ribeiro. O MTur investiu quase R$ 7 milhões em projetos e obras de acessibilidade e sinalização turística, em Manaus.

Jornada Mundial da Juventude

A boa recepção turística de estrangeiros garante uma alta taxa de retorno, segundo o Ministério do Turismo. O nível de satisfação e o desejo de voltar ao país para passar as férias, participar de rodadas de negócios ou grandes eventos foram registrados em estudos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa das Confederações.

Entre os 212 mil peregrinos que vieram de outros países para a JMJ, a maioria (92,1%) afirmou que pretende voltar ao país. O estudo foi feito em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ).

A maioria dos visitantes internacionais que visitaram o Brasil durante a Copa das Confederações (84,5%) também pretende voltar, segundo pesquisa do MTur em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

“Temos muito a evoluir, mas os dados mostram que estamos no caminho, que o turista estrangeiro tem tido boas experiências em nosso país”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Para a Copa do mundo, a expectativa também é positiva”, disse.

Fonte: Ministério do Turismo, com informações da Agência de Comunicação do Amazonas