Jornada Nacional de Lutas debate desafios da juventude brasileira

 Aconteceu no último domingo (16/2), em Brasília, a primeira plenária da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, com o propósito de dar continuidade ao movimento que reuniu diversas organizações de juventude em 2013 e organizar o calendário de mobilizações para este ano.

A iniciativa da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira – iniciada em março do ano passado – evidenciou a importância da união de forças ao redor de uma única pauta progressista e democrática.

Neste ano, assuntos como a democratização dos meios de comunicação, o plebiscito popular pela reforma política, o fim do extermínio da juventude negra, a desmilitarização da polícia e o fim da mercantilização da educação estão no centro do debate mais uma vez.

Presente no evento, a presidenta da UNE, Virgínia Barros destacou a importância da educação como pauta estruturante. ‘’Precisamos ter mais participação pública na educação. Não podemos deixar que a lógica de capital aberto das instituições privadas que faz com que o único compromisso de seus dirigentes seja o retorno de lucro para seus investidores passem por cima de uma educação de qualidade conectada com os interesses do país’’, falou.

Para o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Raul Amorim, esta plenária impulsiona ainda mais a mobilização nos estados. “Queremos construir um novo calendário de lutas e reforçar o papel da juventude nas transformações do Brasil”, disse.

Fonte: UNE