Sírios e refugiados palestinos demonstram apoio ao governo

A agência síria de notícias Sana relatou, nesta terça-feira (18), as manifestações de Homs, no oeste da Síria, realizada por residentes dos bairros Al-Zahraa e Al-Arman, e de palestinos dos campos de refugiados de Hama, para rejeitar a interferência externa na política síria e para apoiar o avanço do Exército no combate a grupos que têm conduzido atos de terrorismo.

Síria - Sana

A cidade de Homs tem estado sob o foco das negociações na Conferência Internacional sobre a Síria “Genebra 2”, que deve entrar em sua terceira rodada em breve. Abrigo para diversos grupos armados que confrontam as tropas oficiais do governo, Homs é um dos locais mais problemáticos para o acesso de ajuda humanitária devido à violência e ao fogo cruzado.

Além disso, os campos de refugiados palestinos, em especial o de Yarmouk, também ficaram imersos na crise violenta e têm relatado casos extremos de urgência humanitária, com dezenas de mortes devido à fome.

Leia também:
Nova rodada de negociações termina com acusação ao governo sírio
Governo sírio segue comprometido com o diálogo, diz chanceler
Síria retoma combate ao terrorismo de volta à conferência de paz

Neste contexto, a necessidade de combate ao terrorismo disseminado é ressaltada como a prioridade do governo sírio em sua política doméstica e na conferência internacional, enquanto os representantes da Coalizão Nacional Síria de grupos armados respaldados desde o estrangeiro exigem a construção de um governo transicional.

No terreno, as tropas oficiais procuram retomar o controle de várias localidades e, ao mesmo tempo, facilitar o trânsito dos comboios humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Crescente Vermelho Sírio, em meio aos confrontos violentos, para enviar assistência aos civis e refugiados ilhados.

Pelo avanço, centenas de sírios e refugiados palestinos manifestaram-se a favor do Exército Árabe-Sírio no seu combate aos grupos autores de atentados terroristas, como os extremistas Estado Islâmico do Iraque e do Levante/Síria (EIIS) e Frente Al-Nusra, ligada à rede Al-Qaeda.

Os palestinos também denunciaram um “massacre terrorista hediondo”, de acordo com a Sana, perpetrado pelos grupos extremistas contra os civis de Maan, uma cidade na zona rural de Hama, no centro do país.

Os manifestantes ergueram bandeiras da Síria e da Palestina, com gritos de ordem que condenam os ataques terroristas e saúdam os esforços do Exército sírio. O governador de Hama ressaltou que a causa palestina é uma das principais questões para a Síria.

O membro do Comitê Central da Frente Popular para a Libertação da Palestina, Rafik Qadourah, disse que o futuro da Palestina é o futuro da Síria, ressaltando que o país árabe irá superar seus inimigos devido à sua liderança resistente, ao seu exército e ao seu povo.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Sana