Presidente chinês aborda planos para reformas do sistema político

O presidente da China, Xi Jinping disse a representantes das províncias e de vários ministérios, na segunda-feira (17), para confiarem no sistema de governo do país enquanto avançam no esforço pelas reformas, definidas pela mais alta conferência do Partido Comunista da China (PCCh), em novembro de 2013.

Xi Jinping Randômica - Xinhua

Na Terceira Sessão Plenária do 18º Comitê Central do PCCh, realizada no final do ano passado, o partido aprovou uma série de planos de reforma, inclusive com mudanças no sistema judicial e político do país.

Xi falou dessas reformas durante a abertura de um seminário que inclui autoridades de nível ministerial e das províncias, que terão o importante papel de promover e implementar as medidas necessárias. O seminário deve se concentrar no espírito da Terceira Plenária e nas formas de promover e aprofundar as reformas.

“Nosso sistema de governo e capacidade é, em geral, boa e adequada para as condições nacionais e os requisitos de desenvolvimento do país, mas ainda precisa ser melhorado, precisamos fazer mais esforços para desenvolver nossa habilidade de governar o nosso país,” disse Xi, durante a cerimônia.

O presidente ressaltou que o atual sistema de governo na China é um resultado do progresso do país nas bases das suas tradições históricas e culturais, e de seu desenvolvimento social e econômico.

“Sem confiança sólida no nosso sistema, não podemos ter a motivação para aprofundar as reformas de maneira abrangente e, sem reformas contínuas, não podemos ter confiança absoluta no nosso sistema,” disse Xi.

“Elaborar um bom documento é apenas o primeiro passo na longa marcha. A chave [neste esforço] é colocar o documento em prática,” continuou. A reforma abrangente é baseada nos interesses gerais do país, fundamentais e de longo prazo e, “deve-se evitar escolher as reformas com base nas preferências pessoais”, enfatizou o presidente.

Xi ressaltou que é necessária uma determinação para a continuidade das medidas “desde que sejam boas para a causa do partido e do povo, para o público geral, a estabilidade e a prosperidade do partido e do país.”

Com informações do China Daily