Curitiba é reconfirmada como sede da Copa do Mundo no Brasil

Após vistoria à Arena da Baixada e uma série de reuniões, a Fifa confirmou na tarde desta terça-feira (18) a presença de Curitiba na Copa do Mundo de 2014.

Arena da baixada, parte interna

"Curitiba reconfirmada como sede da Copa de 2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes e progresso feito. Será uma corrida apertada contra o tempo, e o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte", disse a entidade em seu perfil no Twitter.

O sinal verde para a capital paranaense veio horas depois de uma vistoria realizada pelo consultor de estádios da entidade que rege o futebol mundial, o arquiteto Charles Botta, e também de uma reunião entre representantes da Fifa, da prefeitura da capital paranaense e do governo do Paraná, conforme relatou o prefeito Gustavo Fruet em sua página no Facebook.

No mês passado, foi criado um comitê para acompanhar as obras na Arena da Baixada, após a última visita dos integrantes da Fifa ao local. Uma das dificuldades enfrentadas para a conclusão da reforma é que o Atlético Paranaense apresentou problemas para conseguir a liberação de empréstimos.

O governo do Paraná solicitou um novo crédito de R$ 250 milhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para garantir os fundos para terminar a reforma.

"Curitiba trabalhou muito nas últimas três semanas, graças ao time que montamos. O trabalho feito nos deu confiança de que o estádio estará pronto tardiamente, mas que ficará pronto", garantiu o secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (18).

O dirigente revelou que a entrega da Arena da Baixada acontecerá no dia 15 de maio, e que no fim de março e no fim de abril serão realizados eventos-teste.

As obras na Arena da Baixada serão intensificadas e contarão com um mínimo de 1.500 operários. Segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, o estádio teve acelerado o processo de colocação da grama e assentos, entre outras melhorias com relação ao encontrado na última visita. (Fachada ainda em obras. Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo)

Em Curitiba estão previstos quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo, entre Espanha e Austrália, Irã e Nigéria, Argélia e Rússia e Honduras e Equador; que precisariam ser transferidos para outros estádios caso a Arena da Baixada ficasse fora da Copa.

Fonte: Portal Terra e Portal da Copa