Há denúncias de plano contra embaixada da Venezuela no Uruguai

Organizações sociais denunciaram neste sábado (15) que há planos de provocação contra a embaixada da Venezuela em Montevidéu, no Uruguai e criticaram aqueles que descreveram como grupelhos nostálgicos da ditadura uruguaia (1973-1985).

Embaixada da Venezuela no Uruguai

A Comissão Nacional de Organizações Sociais do Uruguai (Conosur) e a Rede Solidária à República Bolivariana da Venezuela asseguraram que esses grupos "estão convocando para ir provocar na embaixada da Venezuela".

"À ação marcada das direitas retardatárias opomos nossas convicções, a confiança em um futuro próximo de justiça social e de irmandade entre todos os povos do continente", afirmaram em um comunicado conjunto.

A declaração, assinada por Julio Faravelli, Jorge Maiki e Carlos Valderrama, reafirma seu apoio ao governo constitucional da Venezuela neste momento em que "os fascistas e o imperialismo acentuam a escalada contra o presidente Nicolás Maduro".

Essa conjunção de oligarcas e lupem, não só vão contra as autoridades democraticamente eleitas, como também contra a fraternidade, a unidade e a integração dos povos e governos da América Latina e do Caribe, agrega a nota.

A Conosur e a Rede Solidária condenam além disso "as sabotagens, a campanha para desestabilizar a economia e, hoje, os assassinatos, destruição e atropelos nas ruas" da Venezuela.

Fonte: Prensa Latina