Figueiredo irá à Jamaica e a Cuba discutir relações bilaterais

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, iniciará, nesta sexta-feira (14) uma visita oficial à Jamaica e depois seguirá a Cuba, onde se reunirá com o chanceler Bruno Rodríguez para discutir a possível cooperação entre os Brics e a Celac.

Chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo| Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil

Segundo a nota oficial do Itamaraty, Figueiredo fará sua primeira escala em Kingston, onde participará, junto com o chanceler jamaicano, Arnold Nicholson, da primeira reunião de uma comissão bilateral criada para aprofundar a cooperação entre ambos os países.

O objetivo da reunião é melhorar o diálogo político e a análise de possibilidades de investimentos e negócios bilaterais em diversas áreas, que abrangem desde o turismo até energia e defesa.

Na sequência, Figueiredo viajará a Cuba, onde terá reuniões com o chanceler Rodríguez e com o ministro do Comércio, Rodrigo Malmierca, para discutir a agenda bilateral de comércio e investimentos.

Também serão tratados assuntos relativos à cooperação entre o grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), cuja presidência rotativa Cuba entregou à Costa Rica em janeiro deste ano.

Durante sua passagem por Cuba, serão tratados assuntos relativos à cooperação entre o Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), cuja presidência rotativa Cuba entregou à Costa Rica em janeiro deste ano.

Com Efe