UJS lançará seu 17º Congresso com bloco de carnaval feminista

O 17º Congresso da União da Juventude Socialista será lançado dia 8 de março com bloco de carnaval feminista. “Com saia rodada” terá concentração no Centro Cultural da UJS, o Cortiço, na capital paulista. A ideia é reforçar a batalha pela emancipação das mulheres e a igualdade de direitos no dia Internacional da luta feminina.

Passeata da UJS - UJS

Este ano, o congresso será marcado por uma extensa agenda de lutas, que começa com a campanha “Se Liga 16” e a realização do congresso da Associação Nacional dos Pós-Graduandos. A entidade também fará um ato em memória dos 50 anos do Golpe Militar em 1964, e atividades de conscientização sobre a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil. Além disso, os avanços dos últimos onze anos no país, e os rumos que a juventude quer para a política nacional também serão pauta do congresso.

Além dos debates temáticos como a questão da mulher, das drogas e da desmilitarização da Polícia Militar, a UJS lançou o desafio de filiar meio milhão de jovens à entidade. A ideia é, em meio às lutas, aglutinar mais e mais jovens com os mesmos anseios, de seguir transformando a história política da nação.

Entre as recentes conquistas que os jovens foram protagonistas está a vitória dos royalties do petróleo, os 10% do PIB para a educação e a aprovação do Estatuto da Juventude. Mas não é de agora que a UJS protagoniza lutas por um Brasil melhor, a entidade já estava presente nas batalhas pela redemocratização do país, fez parte dos “cara pintada” responsáveis pelo impeachment do presidente Fernando Collor, e resistiu à implementação do neoliberalismo na América Latina.

Da redação do Vermelho