Sicsú: Economia em 2014 será de inflação controlada e baixo desemprego

Na 20º edição da Coluna 'Economia em Números', João Sicsú, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e economista, faz ampla reflexão sobre a atual política econômica. Durante o programa, o colunista da Rádio Vermelho pontuou que "a marca para a economia em 2014 será de inflação moderada e controlada, seguindo o reflexo dos últimos 10 anos, e com baixas taxas de desemprego".

Joanne Mota da Rádio Vermelho em São Paulo

Ao falar dos índices de emprego no Brasil, João Sicsú destacou que "contamos com uma taxa de trabalhadores empregados satisfatória em comparação, inclusive, com o resto do mundo, que hoje se encontra completamente estagnado e com resultados sociais negativos. "De 2003 para 2013, o número de trabalhadores desempregados foi reduzido em 50%. Eram 2,6 milhões, hoje são 1,3 milhão".

No entanto, o especialista alerta que é preciso pensar em ações mais arrojadas. "Com uma política econômica mais agressiva, teríamos mais fôlego e uma economia com maior vigor".

Ouça também:
João Sicsú: Juros altos favorecem rentismo e atrasam o país
 

Ao pontuar os índices de inflação, Sicsú falou os últimos dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos quais a inflação de janeiro ficou em 0,55%. "Foi uma taxa muito inferior a inflação de janeiro de 2013, que tinha sido 0,86%. Assim, a inflação acumulada em 12 meses retomou a trajetória de queda após o repique de dezembro".

Para o colunista da Rádio Vermelho, esses números são frutos das políticas sociais e educacionais implementadas no Brasil nos últimos 10 anos. "Nossos jovens, hoje, entram mais tarde no mercado de trabalho porque mais brasileiros passaram a ter acesso ao ensino superior. Esse cenário, associado a outras ações, possibilitou uma realidade econômica e social bastante importante para os rumos do Brasil".

Ele voltou a criticar a alta dos juros pelo Banco Central e destacou que esse caminho emperra o desenvolvimento, o que atrasa o país.

Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: