Secretaria do Rio repudia campanha que deprecia mulher 

A ONG Rio Eu Amo Eu Cuido lançou uma campanha publicitária chamada “Bunda de cigarro é lixo”, cuja missão era conscientizar fumantes a não jogar a sobra do cigarro no chão. O slogam “Ninguém gosta de bunda caída, ainda mais caída no chão”, chamou a atenção de forma negativa e a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da prefeitura do Rio de Janeiro (SPM-Rio) divulgou uma nota de repúdio à campanha.

Campanha Bunda de Cigarro é Lixo

A garota propaganda da campanha era a Mulher Melancia, e a ONG justificou que o slogam era baseado em uma expressão em inglês, “bunda de cigarro”. Mas a tal “piada” não faz parte do cotidiano do carioca que trata o descarte do cigarro como “guimba”. Diversos movimentos sociais e instituições ligadas à defesa da mulher se manifestaram contra a ação da ONG.

Com a missão de valorizar e reforçar a autoestima e a imagem da mulher, a SPM-Rio divulgou uma nota onde desaprova a campanha: “A Secretaria expressa seu descontentamento e repúdio à campanha da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, que associa o descarte de guimba de cigarro a uma imagem depreciativa da mulher. A secretaria é contra a mercantilização, exploração e exposição da imagem do corpo da mulher nas publicidades ou veículo de mídia. A campanha em pauta vai contra os valores defendidos pela SPM-Rio que fará esforços para sua retirada dos meios de comunicação”.

Poucos dias depois a ONG também divulgou uma nota onde anunciou o fim da campanha, e lamentou que o propósito – de conscientizar a população sobre o descarte da guimba de cigarro – tenha ficado em segundo plano.

Da redação do Vermelho, com agências