China anuncia plano de desenvolvimento para região mais carente

A Comissão Estatal para o Desenvolvimento e Reformas da China divulgou nesta segunda-feira (10) nove aspectos chave para o desenvolvimento da região oeste neste ano, em um plano que abrangerá 12 províncias, de acordo com a Rádio China Internacional.

As nove medidas divulgadas pelo governo chinês incluem o acelerar da construção das infraestruturas de transporte e do setor hidráulico, o inicio da nova rodada do projeto de transformação do campo cultivado em terreno florestal, o impulso do desenvolvimento das indústrias especiais na região do oeste, a promoção do desenvolvimento da ciência e tecnologia, cultura e serviços públicos, e a elevação da qualidade de vida das populações daquela região.

De acordo com a Comissão Estatal para o Desenvolvimento e Reformas, em 2014, a China vai elaborar os documentos políticos sobre aprofundamento da promoção do desenvolvimento do oeste do país.

Além disso, o governo também pretende apoiar o desenvolvimento e a abertura das zonas internas e fronteiriças do oeste da China, para fortalecer o desenvolvimento sustentável da economia nacional.

A região do oeste ocupa 71% do território da China e conta com mais de 360 milhões de habitantes. Porém, o nível de desenvolvimento econômico desta região continua atrasado relativamente às regiões do leste do país.

Para diminuir o desequilíbrio, o governo chinês lançou em 1999 um plano estratégico para o desenvolvimento da região ocidental da China. Nos últimos dez anos, várias zonas do oeste, como a Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia e a Região Autônoma do Tibete têm alcançado um rápido desenvolvimento econômico.

Fonte: Rádio China Internacional