Sem categoria

Barroso: Desenvolver a teoria é essencial para a luta de ideias

"Desenvolver a teoria é essencial para a luta de ideias travada pelos comunistas". Essa declaração é do diretor de Estudos e pesquisa da Fundação Maurício Grabois, Sérgio Barroso, que durante entrevista à Rádio Vermelho falou sobre a criação da Sociedade dos Amigos de Lênin (SAL). Uma realização da Fundação Maurício Grabois a partir dos estudos desenvolvidos na Escola Nacional de Formação do PCdoB.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a entrevista, Barroso destacou que "a ideia de criar um Sociedade foi gestada ao longo de 2013 e tem como base a contribuição de Lênin no livro O Imperialismo, fase superior do capitalismo".

Barroso sinalizou que a Sociedade dos Amigos de Lênin será estruturada em quatro eixos: economia política do imperialismo, o debate sobre categorias da transição ao socialismo, o capitalismo de Estado e o conceito de Cultura debatido pelo pensador.

Ao ser questionado sobre a importância da formação, Barroso sinalizou a grande trabalho desenvolvido pela Fundação Maurício Grabois e pela Escola Nacional de Formação do PCdoB. "A  Sociedade dos Amigos de Lênin se converterá em mais um espaço de fomento ao pensamento e reflexões desenvolvidas pela Fundação e pela Escola do Partido".

Diante disso, o pesquisador detacou que "o objetivo da Sociedade é modesto, porém luminoso. Porque não se trata apenas de homenagear o nome desse grande pensador revolucionário e primeiro estadista do socialismo do planeta. Trata-se, essa é uma preocupação nossa, de constituirmos um núcleo de pesquisas e, a partir disso, promover de debates, conferências, elaborações de textos, novas contribuições em torno da obra do Lênin, nacionais e internacionais".

Acompanhe a íntegra da entrevista no programa Partido Vivo: