Vietnã intensifica medidas contra gripe aviária

O governo do Vietnã intensifica neste sábado (8) o combate preventivo à gripe das aves nas províncias do norte, depois que a Organização para a agricultura e a Alimentação (FAO) advertiu do perigo de que um vírus similar, o H7N9 detectado na China, se propague a países vizinhos.

O premiê, Nguyen Tão Dung, ordenou ao Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural recorrer a químicas de esterilização avícola em algumas áreas susceptíveis, atendo-se estritamente às regulações estatais para seu uso.

Desde 2 de fevereiro o vírus H5N1 tem-se diseminado em determinadas localidades de Vietnã, atingindo em 2014 duas vítimas fatais, pelo que o Ministério de Saúde chamou a todas as autoridades do território nacional a reforçar a vigilância e as medidas preventivas.

Inspetores redobraram os controles nas áreas fronteiriças, em especial de viajantes e aves procedentes de regiões de infecção, da mesma forma que nas granjas e nos mercados.

A FAO qualificou de crítica as eclosões de febre aviária do tipo H7N9 em 14 províncias da China, bem como em Hong Kong e Taiwan com pelo menos 290 casos declarados e instou aos países da região a revisar sua preparação para emergências e responder de forma eficiente a esse vírus.

Dois novos casos reportaram-se em Guangxi, fronteira com o Vietnã, espaço em que se desenvolve um intenso tráfico humano e comercial entre os dois países.

Fonte: Prensa Latina