Tibete recebe número recorde de turistas durante feriado

A Região Autônoma do Tibete, sudoeste da China, recebeu um número recorde de 230 mil turistas durante o feriado da Festa da Primavera que acaba de terminar, informaram nesta sexta-feira (8) as autoridades locais.

O número de visitantes do país e do exterior ao planalto no feriado de uma semana, que terminou na quinta-feira (6), cresceu 7,81% em termos anuais, com um aumento de 13,3% no faturamento com turismo, que chegou a 185 milhões de iuanes (US$ 30,5 milhões), informou uma declaração lançada pelo Departamento de Turismo do Tibete.

O órgão atribuiu o crescimento à promoção vigorosa do governo local de viagens de inverno, pois o inverno é uma estação tradicional de baixa temporada para este famoso ponto turístico.

O medo do frio severo e da doença de altitude no planalto distante, onde o tratamento de saúde é em geral precário, desestimulavam os visitantes potenciais no inverno. Por isso, as autoridades locais trabalharam com afinco através dos meios de comunicação para dissipar os "mal-entendidos", indicou Yu Dawa, chefe do Departamento de Turismo do Tibete.

Os resultados do monitoramento realizado pelo observatório de meteorologia de Lhasa, capital regional, mostraram que o conteúdo de oxigênio do ar durante o inverno na cidade é apenas 3% menor que no verão.

Como destino atraente para aventuras e peregrinações, o Tibete registrou um crescimento anual médio de 30% no setor de turismo nos últimos seis anos. Um recorde de 12,91 milhões de turistas visitou a região em 2013, uma elevação de 22% em termos anuais.

Fonte: Rádio Internacional da China