Começa a instalação de assentos provisórios para Copa em SP

Os assentos do setor sul da arquibancada móvel da Arena Corinthians começaram a ser instalados nesta semana. Palco da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, o estádio terá 21 mil cadeiras temporárias, para atingir a capacidade de público exigida pela FIFA para a partida inaugural do torneio, de 60 mil espectadores. Os investimentos são de R$ 38 milhões, patrocinados pela Ambev.

Nos setores sul e norte da arena, localizados atrás dos gols, serão 17,6 mil cadeiras (8,8 mil em cada). No setor leste serão mais 1,2 mil e no oeste, outras mil. A montagem da estrutura metálica, que apoia os degraus, teve início em dezembro de 2013.

Antônio Domingos Fasolari, presidente da Fast Engenharia, responsável pela montagem e desmontagem das arquibancadas, destaca que os torcedores não vão notar a diferença entre as áreas temporárias e o resto do estádio. A empresa instalou uma estrutura semelhante na Arena Fonte Nova, em Salvador, que já foi utilizada na Copa das Confederações e retirada após a competição.

“Na Fonte Nova, você não percebia que era uma estrutura provisória. Posso garantir que na Arena Corinthians será igual. Esse é um sistema inglês, montado nas Olimpíadas de Londres. A empresa vendeu parte da tecnologia para nós e algumas peças estamos fabricando no Brasil. O que posso dizer é que não se trata apenas de uma arquibancada, mas de um projeto de engenharia, como se fosse uma construção definitiva”, ressalta Fasolari.

As cadeiras, apesar de serem de outro fornecedor, possuem as mesmas características e propriedades dos demais assentos. O cronograma de entrega da montagem das arquibancadas móveis na Arena Corinthians segue o do restante da obra, com previsão de término em abril. “Estamos acompanhando o cronograma da construtora. Também tivemos que paralisar parte dos trabalhos (por conta do acidente com o guindaste) e ainda estamos trabalhando com certa dificuldade em algumas áreas”, disse Fasolari.

Etapas

Atualmente, 90 operários instalam as arquibancadas e assentos móveis. A Fast Engenharia projeta um pico de 150 trabalhadores no local. O processo de construção teve início com a sondagem do terreno, onde foram cravadas as estacas de apoio para a estrutura metálica. Em cima desta estrutura é montada outra, tubular, feita em aço galvanizado e com piso de alumínio, que dá fechamento entre os degraus.

“O piso em alumínio permite que se faça uma parábola, uma pequena curvatura na arquibancada. Assim, as filas de cadeiras ficam em diferentes patamares e permitem visão completa do campo”, explica o presidente da Fast.

Os setores norte e sul são iguais e possuem 100 metros de comprimento, 30m de altura, 43m de profundidade e 56 degraus em cada. Nos locais, haverá os mesmos serviços que em áreas semelhantes do estádio, com dois pavimentos que terão banheiros, bares e lanchonetes. “Nos setores leste e oeste, a estrutura será complementar, para menos pessoas e construída na própria laje do estádio”, explica Fasolari.

Tanto na Arena Corinthians quanto na Arena Fonte Nova, as estruturas serão desmontadas após a Copa. “Deixaremos tudo como recebemos”, garante o presidente da Fast, que pretende utilizar os equipamentos em outros eventos que a empresa participa, como a Fórmula 1.

Fonte Nova

As arquibancadas móveis do estádio de Salvador começarão a ser remontadas no dia 10 de março. A estrutura ficará na chamada “abertura da ferradura”, na parte sul da arena, que é aberta e voltada para o Dique do Tororó.

O local tem capacidade para cinco mil pessoas e o processo de montagem difere do estádio paulista, por ficar em cima da laje do palco baiano para a Copa.

O valor da licitação foi de R$ 11,4 milhões e incluiu todos os procedimentos para a colocação, armazenamento e desinstalação da estrutura.

Fonte: Portal da Copa