Seminário discute pré-candidatura de Gilson Reis à Assembleia

Lideranças de diversos setores do estado de Minas Gerais e da região metropolitana de Belo Horizonte participaram na manhã desta sexta-feira (7) dos debates iniciais da pré-candidatura do vereador Gilson Reis à Assembleia Legislativa. A atividade, realizada na sede do Sindicato dos Vigilantes, teve a participação do presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, e da presidenta municipal do Partido na capital, Dalva Stela.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

A pré-candidatura de Gilson vem sendo discutida em reuniões internas da direção do PCdoB-Minas desde o começo do ano. Segundo Gilson, a principal batalha política de 2014 é o processo eleitoral. Em Minas Gerais o PCdoB tem o desfio de dobrar a bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, elegendo quatro deputados estaduais e dois federais.

“Havia uma dúvida se deveríamos ou não sair candidato em função do mandato de vereador, que vem se afirmando na cidade como um mandato importante. O entendimento hoje é que a gente deve sair, não apenas para contribuir com a cesta de votos estaduais, mas também com grandes possibilidades de termos êxito ao final da campanha. É importante criarmos condições para chegar ao objetivo central de dois deputados federais e uma bancada de quatro deputados na Assembleia Legislativa”, afirmou Gilson.

Em sua intervenção, o presidente estadual do PCdoB afirmou que os comunistas mineiros têm uma meta bastante ousada, e que apresenta dificuldades já que as eleições no país ocorrem em um Estado burguês. “As eleições representam uma das faces da luta de classes no Brasil. Precisamos reforçar a luta dos trabalhadores e as lutas por mudanças em nosso país”.

Wadson traçou um panorama das eleições com foco na reeleição da presidenta Dilma Rousseff e na disputa ao governo do estado de Minas Gerais. Segundo ele, a vitória de Dilma significa um ciclo de 16 anos de novas forças à frente do poder central do Brasil e a possibilidade de intensificar a abertura de um novo período na história do país. Ele ressaltou ainda a meta do Partido de eleger quatro deputados estaduais e dois federais. “Belo Horizonte é a capital do estado, é onde se reverbera a política de Minas. Temos que ter a convicção da luta política como uma trincheira da luta de classes do Brasil”.

Dalva Stela falou sobre as atividades da pré-candidatura da deputada federal Jô Moraes ao governo de Minas. Dalva abordou ainda a ofensiva de setores conservadores da política e mídia brasileira para atingir a imagem da presidenta Dilma e enfatizou a necessidade de mantermos essa batalha em um nível elevado. “O PCdoB tem o desafio de eleger 20 deputados federais em todo o país. Devemos transformar a nossa influência política em influência eleitoral. Nosso estado tem a grande responsabilidade de eleger dois deputados para a Câmara Federal”.

O jornalista Luiz Carlos Bernades, mais conhecido como Peninha, declarou apoio à pré-candidatura de Gilson. Segundo ele, o vereador comunista é uma revelação como sindicalista e como parlamentar “com forma e conteúdos muito sólidos”. Para o presidente do sindicato do Transporte Escolar, Carlos Eduardo Campos, a candidatura de Gilson irá significar mais equilíbrio na Assembleia. “O PCdoB é um partido de esquerda e acho que a sua eleição vai trazer novas opções. O movimento sindical fica mais representado e traz mais diálogo com o governo do estado que hoje é dominado pelo PSDB”.