ONU aponta que Israel aumentou destruição de casas palestinas

O regime de Israel demoliu 390 casas palestinas no Vale do Rio Jordão, na Cisjordânia, em 2013, o que provocou o desalojamento de cerca de 600 palestinos, informou nesta quinta-feira (6) a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o novo dado, publicado pelo Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, o número de demolições em 2013 duplicou em comparação com as 172 do ano de 2012.

O informe da entidade internacional coincidiu com as declarações da chefe da Diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que criticou o anúncio da construção de 558 casas em territórios ocupados palestinos e instou o regime de Tel Aviv a recuar da decisão.

“Estes planos podem pôr em risco a perspectiva de que Jerusalém se converta na capital de dois estados e, em particular, a integridade territorial entre Jerusalém Leste e o sul da Cisjordânia”, justificou em um comunicado.

Diante da expansão dos assentamentos israelenses, a comunidade internacional não se manteve calada, pois se escutam repetidas vozes de crítica desde todos os rincões do mundo chamando o regime de Tel Aviv a pôr fim à construção de casas em territórios palestinos.

De acordo com as convenções de Genebra, os assentamentos israelenses são ilegais, não obstante, este regime ignora a importância das advertências de distintas autoridades tanto regionais como internacionais.

O povo palestino exige que o regime de Israel reconheça um Estado independente palestino dentro fronteiras de 1967 com Jerusalém Leste como capital.

Contudo, Tel Aviv se nega a voltar às fronteiras de 1967 ou discutir o tema de Jerusalém, e insiste em manter os assentamentos ilegais dentro dos territórios ocupados.

Hispan TV