Segundo turno pode mudar cenário político na Costa Rica

Após dois mandatos da presidenta direitista Laura Chinchilla, o cenário eleitoral na Costa Rica virou seu eixo para a centro-esquerda. Apesar de não confirmadas as pesquisas que indicavam a presença do esquerdista José Villalta, da Frente Ampla no segundo turno, Luis Solís, do Partido de Ação Cidadã (PAC), de centro, surpreendeu e vai concorrer com o governista Johnny Araya.

Luis Guillermo Solís comemora sua ida para o ao segundo turno| Foto: Jeffrey Arguedas/ Efe

A partir dos debates levantados durante a campanha, Araya teve que reconhecer que os resultados das eleições mostraram que o Estado “perdeu legitimidade porque funciona mal” e, referindo-se à gestão de Chinclilla, admitiu que “houve alguns casos em que faltou transparência”, e que o Estado “foi incapaz de reduzir a pobreza”.

Leia também:
Costa Rica reconta votos para confirmar 2º turno da eleição
Eleições na Costa Rica correm em paz e os votos são apurados
Eleições na Costa Rica deste domingo definirão futuro da Celac

Empresários e grupos conservadores do país recearam que a Costa Rica fosse governada por um presidente progressista e pudesse seguir os rumos dos países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), por isso empreenderam uma suja campanha contra Villalta. Provavelmente, muitos dos eleitores que votariam nele optaram pelo discurso moderado de Solís.

Apesar disso, o pleito demonstrou o grande crescimento das forças de esquerda. Em 2010, a Frente Ampla obteve 0,6% dos votos, elegendo um deputado somente: o próprio José María Villalta. Quatro anos depois, a coalisão obteve 17,13%, elegendo dez congressistas e representando, pela primeira vez, uma alternativa real para a esquerda do país.

A Costa Rica, apesar de contar com previdência social, educação pública e garantias trabalhistas, ostenta o maior crescimento da pobreza na América Latina nos últimos 10 anos, atingindo 20% da população, enquanto o desemprego ronda os 10%.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências