Atuação de Flávio Dino na Embratur é reconhecida nacionalmente

Com trabalho desenvolvido no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para potencializar turismo internacional no Brasil, Flávio Dino ganha reconhecimento no trade nacional de turismo. Batendo recordes na entrada de turistas estrangeiros e arrecadação com o setor, Dino deixa a Embratur em fevereiro para se dedicar às articulações para as eleições de outubro no Maranhão.

Flávio Dino
Personalidades do trade nacional do turismo parabenizaram Flávio Dino por sua gestão à frente da Embratur. A diversificação da oferta do turismo do Brasil no exterior, os investimentos em oportunidades de negócios, e a proposta de aumento da competitividade no setor foram algumas das ações encampadas pelo presidente da Embratur que ganharam reconhecimento do trade nacional de turismo. O êxito da gestão de Dino à frente da autarquia federal é demonstrado em números crescentes no desenvolvimento do setor no Brasil.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Enrico Fermi, lembrou que sob a gestão de Flávio Dino o Brasil ultrapassou a barreira dos 6 milhões de turistas estrangeiros. “Ele trabalhou arduamente para tirar o Brasil da inércia dos 5 milhões, fazendo o país chegar a 6 milhões pela primeira vez na História, representando um grande ganho para o setor turístico”, disse.

A promoção dos roteiros turísticos do país, para além do segmento sol-praia também foi destacada pelo trade nacional. "A gestão do Flávio Dino inovou a Embratur. De forma justa e democrática, ele apoiou todas as regiões do país, destacou que o Brasil é mais do que sol e praia e fortaleceu outros destinos”, reconheceu o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luís Otávio Neves.

A retomada dos EBTs – Escritórios Brasileiros de Turismo – durante a gestão de Flávio Dino, que haviam sido suspensos nos anos anteriores, foi ressaltada pelo jornalista e membro do Conselho Nacional do Turismo. “Dino foi uma grata surpresa para o turismo no Governo Dilma. Como gestor devemos destacar a valorização dos quadros da própria Embratur, a reestruturação que promoveu com as chegadas dos concursados e restabelecer os EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior”, avaliou Cláudio Magnavita.

Outro tema que mereceu destaque pelos especialistas nacionais em turismo foram as ações de promoção voltadas aos mercados latino americanos com incentivo especial aos potenciais gastronômicos e culturais do país.

“Ele elevou a importância dos mercados latinos americanos na estratégia de promoção. Ampliou a parceria com a Cultura, promoveu a gastronomia, as festas e o povo brasileiro, na comunicação do país no exterior”, frisou Marcelo Pedroso secretário-executivo do Ministério da Cultura.

Números e recordes

A Embratur ganhou importância e destaque nacional nos últimos anos. Sob a gestão de Flávio Dino, o instituto organizou eventos como a Jornada Mundial da Juventude, RIO+20, Copa das Confederações e elaborou o planejamento que deverá ser executado na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. A exposição internacional do Brasil aumentou consideravelmente durante a gestão de Flávio Dino.

"Os números comprovam isso e o ranking da Icca mostram que estamos avançando ano a ano. Esperamos atingir a marca de 7 milhões de turistas até o final de 2014”, comemorou Dino.

Marcas Positivas

Coordenando a Embratur há 3 anos, Flávio Dino deixou marcas positivas em sua gestão. Recordes históricos tanto no número de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil quanto nos gastos dos turistas no país.

Em 2013, o Brasil ultrapassou a marca de 6 milhões de turistas. Esses turistas injetaram, no mesmo ano, mais de 6,7 bilhões de dólares. O resultado foi 3% maior que o ano anterior e representou ganhos diretos ao setor, como a manutenção de mais de 10 milhões de empregos na área.

Novo momento

Prestes a deixar a Embratur para disputar o Governo do Maranhão, Flávio Dino deixou encaminhado um planejamento de modernização importante para o setor. Entre suas últimas medidas anunciou o lançamento de uma nova plataforma digital para promover o país. O “Brasil Home” e a “Casa Digital” são projetos que objetivam demonstrar ao turista todas as experiências que ele poder ter ao visitar o país e as peculiaridades da cultura brasileira.

Competitividade

A alta no preço dos serviços turísticos, particularmente em relação a aviação e hotelaria, durante a Copa do Mundo, pode, segundo o presidente da Embratur representar um dos entraves ao crescimento futuro do setor no país.

Por isso, Flávio Dino sugeriu uma política de "céus abertos" na América do Sul, como incentivo, da mesma forma como foi feito na Europa.

“O ingresso de turistas irá aumentar nos próximos anos, com os grandes eventos internacionais. Mas é necessário pensar na sustentabilidade do setor”, explicou Flávio Dino.