Fotos sobre o amor abrem calendário de 2014 do CCBB-Rio

As mais distintas formas de amor, sob o olhar de 22 nomes consagrados da fotografia contemporânea mundial, são o tema da mostra que inaugura nesta terça-feira (4) o calendário de exposições de 2014 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Amor, Amor, Amor reúne 58 fotografias do acervo da Maison Européenne de la Photographie (MEP), sediada em Paris, na França e detentora de uma das mais importantes coleções da fotografia contemporânea.

São imagens de nomes como os franceses Henri Cartier Bresson, Robert Doisneau, Pierre Verger e Raymond Depardon, os norte-americanos Larry Clark e Duane Michals e o japonês Nobuyoshi Araki. Completa a mostra um vídeo do fotógrafo francês Claude Nori sobre a relação entre a foto fixa e o olhar do fotógrafo sobre o movimento.

A curadoria é de Jean-Luc Monterosso, da MEP, e do brasileiro Milton Guran, diretor do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio). “Envolta em uma enganadora aura de verdade, a fotografia representa uma dimensão mágica da vida que faz dela um bem único, tal como é para nós a ideia do amor, de todos os amores, tanto os possíveis quanto os impossíveis”, afirmam os curadores, no texto de apresentação da mostra.

Amor, Amor, Amor abre para o público na quarta-feira (5) e, no mesmo dia, às 18h30, haverá uma mesa-redonda sobre o tema “Documentação e transcedência na fotografia contemporânea”, com a participação dos curadores e dos fotógrafos Claude Nori e Pedro Vasquez. A exposição fica em cartaz até 31 de março, com entrada franca e visitação de quarta a segunda, das 9h às 21h. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio.

Fonte: Agência Brasil