Eleições na Costa Rica correm em paz e os votos são apurados

A extensa jornada dos cinco candidatos majoritários nas eleições deste domingo (2), na Costa Rica, tem seus resultados apurados na manhã desta segunda-feira (3). "A maquinaria política de cada um dos partidos se movimentou desde a madrugada," escreve o jornal Costa Rica Hoy, relatando um dia pacífico de votações.

Os partidários de diversos candidatos mostraram apoio durante um longo período: a contenda manteve-se em, paz e a Força Pública só relatou um incidente de uma equipe jornalística que, segundo o jornal, teria sido assaltada em São Pedro.

Leia também:

Eleições na Costa Rica deste domingo definirão futuro da Celac
Conselheira equatoriana observará eleições da Costa Rica
Cenário eleitoral na Costa Rica segue indefinido

O candidato da Frente Ampla, José María Villalta, de esquerda, está com 17,2% dos votos apurados na manhã desta segunda-feira, mas estão à frente o candidato do Partido da Ação Cidadã (PAC), Luís Gullermo Solís Rivera, com 30,9% dos votos, e o candidato da Liberação Nacional, Johnny Araya, apoiado pela atual presidenta, Laura Chinchilla, com 29,6% dos votos.

Os dados são fornecidos ao jornal Costa Rica Hoy pelo Tribunal Supremo de Eleições, de acordo com as últimas apurações.

Entretanto, desde a sua cada, Araya, do Partido Libaração Nacional, declarou-se vencedor desde o início desta manhã, e se disse seguro de que obteria um milhão de votos.

Os candidatos da Unidade Social-Cristã, Rodolfo Piza, e o do Movimento Libertário, de direita, Otto Guevara Guyth, têm 6% e 11,2% dos votos apurados, respectivamente. Os outros têm menos de 1%.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Costa Rica Hoy