China reafirma decisão de cooperar com a América Latina

O presidente da China, Xi Jinping, confirmou nesta sexta-feira (31) a disposição de seu país para fomentar o diálogo e a cooperação com a América Latina e o Caribe, mediante o foro bilateral aprovado pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) reunido em Havana nas últimas terça (28) e quarta-feira (29).

Em mensagens enviadas em separado aos presidentes de Cuba, Raúl Castro, e da Costa Rica, Laura Chinchilla, o mandatário chinês expressou suas felicitações pelo êxito da reunião de cúpula.

A criação do foro Celac-China foi conseguida durante o mandato de Cuba como presidente pro tempore deste bloco de integração, responsabilidade que foi transferida à Costa Rica durante essa magna reunião regional.

O líder chinês destacou que a influência internacional da Celac está aumentando.

De acordo com o presidente Xi, o estabelecimento do foro Celac-China é uma plataforma que impulsionará uma associação cooperativa bilateral, ao tempo que contribuirá positivamente para fomentar o diálogo e a cooperação.

Em suas cartas aos mandatários Raúl Castro e Laura Chinchilla, divulgadas pela agência estatal de notícias chinesa Xinhua, Xi expressou que a declaração da reunião de cúpula mostrou que os países latino-americanos e caribenhos têm aspirações comuns sobre o aprofundamento da cooperação entre a América Latina-Caribe e a China.

Assegurou que este gigante asiático está disposto a realizar esforços concertados com a América Latina e o Caribe para que o foro permita impulsionar o desenvolvimento de uma associação cooperativa integral "caracterizada pela equidade, o beneficio mútuo e o desenvolvimento comum".

A declaração final da segunda reunião de cúpula da Celac realizada na capital cubana expressa a satisfação de seus 33 Estados membros pelo estabelecimento desse foro de colaboração com a China.

Em suas respectivas mensagens aos presidentes de Cuba e da Costa Rica, o líder chinês destacou o desenvolvimento sólido da amizade e da cooperação de seu país com a América Latina nos últimos 10 anos.

Por seu turno, o jornal “China Daily” publicou uma notícia sobre as entrevistas mantidas pelo líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro, com presidentes participantes na reunião de cúpula da Celac, entre eles os do México, Nicarágua, Bolívia, Equador, Uruguai, Argentina, Brasil e Venezuela.

Fonte: Prensa Latina