Encontro planeja diretrizes do Programa Segundo Tempo para 2014 

As equipes colaboradoras e os consultores pedagógicos do Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério do Esporte, estão reunidas até o próximo sábado (1º /2), em Brasília. Elas participam de um encontro anual, que tem como objetivo avaliar as parcerias e planejar as ações do programa para 2014.  

Encontro planeja diretrizes do Programa Segundo Tempo para 2014 - Ministério do Esporte

Participam da reunião 16 equipes colaboradoras representando 50 instituições de ensino superior. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, as parcerias com as universidades são importantes para consolidar as ações do programa e reafirmar o objetivo de torná-las uma política pública nacional.

"O Programa Segundo Tempo é uma das jóias que cultivamos entre os programas do Ministério do Esporte. É uma virtude ter um programa dessa natureza, mas é um defeito que essas ações ainda não tenham se tornado políticas públicas. Desde o primeiro momento, uma das preocupações do ministério é criar condições para que o programa passe a ser uma política pública nacional de esporte e educação", explicou o ministro, que participou da abertura do evento.

“A ambição que possuímos com essas cooperações é que o programa esteja não somente a altura para atender as nossas crianças, mas também para que a prática esportiva e a educação física sirvam de contribuição para a formação de um país forte, tolerante e democrático”, completou Aldo Rebelo.

Uma década

Em 2014, o Programa Segundo Tempo comemora dez anos de existência. No ano passado, o PST beneficiou cerca de 4,5 milhões de pessoas em mais de 3.600 municípios. Para o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Minsitério do Esporte, Ricardo Cappelli, o próximo desafio do programa é a massificação das atividades.

"Podemos comemorar esses dez anos com a consolidação de um conceito e de uma plataforma para o desenvolvimento do esporte educacional no Brasil. Ainda temos muitos desafios e o principal é a massificação e a universalização dessa política que, no nosso entendimento, deve chegar a muito mais pessoas do que chega hoje. As bases para isso já estão constituídas e essa massificação é o que a gente vai buscar agora, apostando na parceira com o Ministério da Educação”, ressaltou Cappelli.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte