Sem categoria

Renato: Consciência política e unidade são vitais para a luta

“Quando a juventude se organiza para refletir sobre o avanço do país e defender o desenvolvimento com soberania e inclusão social, demonstra seu compromisso com a sociedade e sua inserção na luta política do Brasil", declarou Renato Rabelo, presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), durante entrevista à jornalista Mariana Serafini, realizada durante participação no seminário preparatório para o 17º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS).

Da Rádio Vermelho, em São Paulo

Durante a entrevista, Renato Rabelo refletiu sobre as últimas manifestações e destacou que elas refletem a nova realidade do país. "Na atual fase, a juventude desempenha um papel primordial. Ela acompanha as mudanças e abre caminho nos espaços tradicionais e desbrava novos espaços", externou o dirigente.

Ao comentar as recentes manifestações, ele destacou como aspecto importante os anseios colocados, os quais se traduzem na luta pelas reformas estruturais. Para Ranato, o momento é de entender esses movimentos e de captar as bandeiras que estão sendo defendidas.

"Eles querem as reformas estruturais. São reivindicações justas, que surgem de forma espontânea. E por que isso acontece? Porque se o Brasil mudou, essa mudança também transformou o imaginário social. Estamos diante de uma nossa etapa, que possui novas exigências e, portanto, precisa ser entendida e respondida", frisou.

O presidente do PCdoB indica que o momento agora é para discutir o projeto de nação. "Qual é o projeto que está sendo pautado?", questionou o dirigente comunista. "Para o PCdoB, a pauta é a luta pela implementação das reformas", reforçou.
 

Veja também:
Em debate com UJS, Renato propõe mobilização juvenil e popular
Em 2014, a juventude reafirma sua luta contra o capitalismo

Renato acrescentou que será somente a partir de um projeto que conseguiremos galgar novos passos rumo ao desenvolvimento, nos termos defendidos pelos povos que, historicamente, lutam pelo avanço do Brasil. "Para a transformação real do Brasil, na qual tenhamos uma situação de bem-estar, igualdade e valorização dos trabalhadores – força motriz do desenvolvimento –, é preciso unidade e orientação política", reafirmou Renato ao destacar que essa é a bússola da luta travada pelos comunistas.

Na oportunidade, o presidente do PCdoB voltou a criticar o papel jogado pela mídia. A qual, segundo ele, está a serviço de uma elite dominante do capitalismo e engendra uma verdadeira campanha contra o avanço do país e de desgaste das forças progressistas e populares.

"É evidente que essa elite se organiza para manter seus privilégios, com destaque para a concentração do poder econômico e político. É contra essa investida que lutamos. Desse modo, qualquer movimento mudança é vetado, ou mesmo sufocado, por essa elite, que tem na mídia uma caixa amplicadora de suas ideias. Por isso, a elevação da consciência política torna-se essencial nesses tempos. Esses contingentes que ocupam as ruas devem ter isso como referência", acentuou.

Para Renato, "a elevação da consciência política é um passo primordial para a construção de um Estado moderno, que leve em conta a ampliação da democracia, que não perca de vista os interesses da sociedade geral, ou seja, dos trabalhadores e trabalhadoras que constroem o país. Esse é o tom que o PCdoB dá a luta. Então, ao ter formada essa compreensão, poderemos ter uma maior e mais forte aliança, ampliando a força que impulsionará o processo de mudanças em curso", afirmou.

Ouça na Rádio Vermelho a íntegra da entrevista: