ONU divulga aumento do investimento estrangeiro no mundo todo

O investimento direto estrangeiro (IDE) em todo o mundo aumentou 11% em 2013 em comparação com o ano anterior e o valor total chegou a 1,46 trilhão de dólares, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (28) pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês).

Conforme o documento intitulado "Monitor Global de Tendência de Investimentos", o IDE cresceu em todas as tipos de economia, nomeadamente as desenvolvidas e as em desenvolvimento e em transformação.

Leia também:
"Enfrentamos o difícil desafio de evitar o pior", diz Dilma
ONU prevê crescimento da economia global em 3% para 2014
China garante participação construtiva na economia mundial
Brasil e Argentina crescem acima da média latina, afirma ONU

Durante uma coletiva de imprensa sobre o relatório, o diretor da Divisão sobre o Investimento e Empresas da UNCTAD, Zhan Xiaoning, afirmou que o IDE para as economias em desenvolvimento representou 52% do volume global em 2013 e estima se que alcance os 75 trilhões de dólares.

Segundo Zhan, este foi o valor mais alto na história, graças ao crescimento nas regiões da América Latina e Caribe e África.

O funcionário da ONU revelou que o IDE para as economias desenvolvidas representou 39% do valor mundial, representando uma proporção baixa pelo segundo ano consecutivo.

Os investimentos externos nos EUA continuam a ser os maiores, enquanto os destinado à China ocuparam o segundo lugar no ranking mundial.

Fonte: Rádio China Internacional