Gestão informatizada facilita matrícula da rede municipal

 

Geraldo Castro
Organização e agilidade no atendimento marcaram o primeiro dia da implementação do sistema de gestão informatizada de matrícula na rede municipal de ensino. Aplicado como um projeto piloto para cerca de 1.000 crianças em duas centrais de atendimento do polo Coroadinho, as unidades de Ensino Básico Darcy Ribeiro e Luís Viana recebem até sexta-feira (31), a matrícula de outras dez escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Além de quem deseja estudar na própria escola, a Unidade de Ensino Básico (UEB) Darcy Ribeiro atenderá aos estudantes que desejam frequentar a creche Darcy Ribeiro e as escolas Nadir Moraes, Rosa Mochel e Vera Macieira. Na UEB Luís Viana, por sua vez, será possível inscrever-se para estudar no anexo das escolas Raio de Luz e Ipase de Baixo, além das unidades de ensino Miguel Lins, Nielza Matos e Rivanda Berenice Braga, além da própria UEB Luís Viana. Ao invés de irem às escolas que desejam frequentar, é preciso ir às centrais de atendimento, onde os pais e responsáveis pelos estudantes já saem com o comprovante de matrícula em mãos.

O titular da pasta da Educação no município, Geraldo Castro Sobrinho, assegurou que todos os interessados em matrículas nas escolas da rede pública de São Luís serão contemplados. “Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, nenhuma criança em idade escolar ficará fora da escola. Iremos matricular todos os estudantes que tenham interesse em ingressar na rede municipal de ensino”, garantiu o secretário. Para o ano letivo de 2014, foram garantidas 25 mil novas vagas. Com as novas inscrições, a rede terá mais de 90 mil crianças e adolescentes, distribuídas em cerca de 250 escolas.

Pais de alunos que desejarem matricular os filhos nas demais unidades de ensino da rede municipal podem se direcionar para a escola onde pretendem que eles sejam recebidos e preencher a ficha de inscrição do estudante até esta sexta-feira(31).

Fonte: Prefeitura de São Luís

DADOS NO SISTEMA

A Prefeitura reforça que o sistema informatizado de vagas vai agregar todas as matrículas da rede municipal de ensino até o início do período letivo 2014, inclusive aquelas feitas manualmente. Na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, começa o período para que os gestores das escolas que matricularam os estudantes fora do sistema informatizado insiram os dados das crianças no sistema.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou 11 escolas-pólo, que funcionarão como centrais de processamento de dados distribuídas em diversos pontos da cidade. Essas centrais estarão equipadas com computadores e pessoal capacitado para receber os dados e colocá-los online. A medida visa descentralizar a coleta das informações sobre os estudantes, dando assim mais agilidade ao processo, e também garantir que todos os dados estejam disponíveis no sistema até o dia 7 de fevereiro, antes da data prevista para o início das aulas.

DOCUMENTAÇÃO

Para a matrícula, são necessários os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança;

Carteira de identidade e CPF do responsável, comprovante de residência, cartão do Bolsa-Família (se houver);

Cartão do SUS e caderneta de vacinação devidamente atualizada, no caso de estudantes de até seis anos.

Na ausência de outros documentos, porém, a certidão de nascimento da criança e a carteira de identidade dos pais são suficientes para garantir a matrícula.

PASSO A PASSO

Na manhã desta terça-feira (29) foram entregues 200 senhas, correspondentes ao total de matrículas disponíveis para o dia, em cada central de atendimento da gestão informatizada. Esse procedimento será repetido nos dias seguintes, nas duas centrais que receberão as matrículas do polo Coroadinho.

O secretário Geraldo Castro fez a abertura oficial do sistema de gestão informatizada, na UEB Luís Viana, dando início aos trabalhos. Na oportunidade, aproveitou para conversar com pais e técnicos responsáveis pelas matrículas sobre o atendimento. A tarde o secretário visitou o segundo polo que recebeu o cadastro dos alunos online, a UEB Darcy Ribeiro, e constatou o funcionamento regular do sistema.

Em seguida, pais e mães passaram por uma triagem dos documentos, sendo encaminhados posteriormente para fazer a matrícula das crianças. O atendimento, em que os pais fornecem os dados ao sistema e obtém o comprovante de matrícula, não levou mais que dez minutos, incluindo os pais que matriculavam mais de um filho por vez.

Com interesse de matricular a filha na escola, a mãe Jéssica Cristina Fonseca esteve na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro na manhã desta quarta-feira (29). Para ela, o atendimento prestado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação foi muito bom. “Consegui fazer a matrícula do meu filho em cerca de 10 minutos. Passei pela triagem para verificação de documentos e depois aguardei sentada para preencher um formulário no computador com um técnico. Foi muito bom o atendimento”, destacou após matricular o filho na rede municipal de ensino.

Para a gestora da UEB Darcy Ribeiro, Itacyjara Costa, a informatização facilita muito a matrícula dos estudantes. “O sistema é rápido e não caiu em nenhum momento, não deu nenhum problema. Outra vantagem é que é muito bom ter todas as informações do aluno disponíveis no computador, tanto para alguma consulta isolada como para enviar ao Censo Escolar”, destacou.