Confirmada data da Bienal do Livro do Ceará

A XI Bienal Internacional do Livro do Ceará já tem data marcada. Será realizada de 5 a 14 de dezembro de 2014, no Centro de Eventos do Ceará. Os conceitos e eixos sobre os quais o evento será montado estão ainda em fase inicial de definição, mas já começam a se desenhar.

Na última semana, durante a primeira reunião dos curadores da Bienal e representantes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult) foi marcada por muitas ideias e propostas. Já há definição quanto à diretriz da Bienal, que terá como prioridade a integração entre público, obras e escritores.

"Ainda haverá definição sobre quem será o patrono e quais serão os escritores homenageados, sobre como deve ser a interação público e escritor, mas um conceito básico é o de que queremos fazer com que as pessoas se sintam dentro das obras literárias", adianta a secretária adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes. Ela destaca ainda que a Bienal dará espaço tanto ao que de tradicional temos na literatura quanto às novidades. "Vamos convidar autores daqui e de fora. A ideia é fazer uma composição", ressalta.

Curador chefe da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, diz ainda que outro eixo fundamental estabelecido nesta primeira reunião é que esta será uma bienal de autores e escritores. "Vamos lançar luz sobre uma época importante da cultura cearense", adianta.

Completam o trio de curadores a professora de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) Elis Teixeira e a livreira e produtora cultural Mileide Flores. Outras cinco reuniões estão agendadas até maio, quando mais detalhes da Bienal deverão estar definidos.

Fonte: Secult