Morre Pete Seeger, ícone da música folk e dos direitos civis

O cantor folk, trovador e ativista norte-americano Pete Seeger faleceu no fim da noite desta segunda-feria (27) em um hospital de Nova York, depois de seis dias internado, aos 94 anos de idade, informou nesta terça (28) as agências de notícias. Seeger morreu tranquilamente, durante o sono disse seu neto, Kitama Cahill-Jackson, ao anunciar o falecimento do avô.

Pete Seeger/AFP

O cantor ganhou fama como membro do The Weavers, quarteto formado em 1948 e que fez sucesso com músicas como "Goodnight Irene".

Nos anos 1950, Seeger foi deixado no ostracismo por suas posições de esquerda. Os canais comerciais de televisão dos Estados Unidos o boicotaram por mais de uma década. Mas sua carreira continuou e ele seguiu gravando e se apresentando por mais seis décadas.

Já nonagenário, Seeger mantinha vivo o ativismo político pelo qual também tornou-se conhecido. Em outubro de 2011, Seeger participou dos protestos do movimento Ocupe Wall Street em Nova York.

Em 2009, protagonizou uma apresentação de gala em Washington dois dias antes da posse do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Militante

Seeger cantou para o movimento sindicalista nos anos 1940 e 1950, para as marchas do movimento de defesa dos direitos civis e nos comícios contra a Guerra do Vietnã nos anos 1960.

Foi o mentor de vários cantores nos anos 1950 e 1960, incluindo Bob Dylan, Joan Baez e o grupo Peter, Paul and Mary. Seu repertório inspirou um álbum de Bruce Springsteen de 2006, 'We Shall Overcome: The Seeger Sessions'.

Em um show para celebrar o o aniversário de 90 anos de Seeger no Madison Square Garden, Springsteen o apresentou como "o arquivo vivo da música e da consciência dos Estados Unidos, um testamento do poder da música e da cultura para estimular a história", recorda o New York Times.

O cantor foi perseguido durante o maccartismo por seu vínculo com o Partido Comunista, do qual foi membro entre os anos 1940 e 1950.

O cantor foi condenado várias vezes por ultrajar o Congresso e enviado à prisão, em uma pena anulada em sua apelação e que jamais cumpriu por negar-se a testemunhar invocando a liberdade de expressão garantida na primeira emenda da Constituição americana.

Líder da música de protesto americana, foi a voz do movimento operário, da luta pela igualdade racial, do movimento contra a guerra do Vietnã nos anos 1960. Na década de 1970 passou a defender o meio ambiente.

A luta pelos direitos civis dos negros resultaram em uma amizade com o líder do movimento Martin Luther King.

Ao lado do neto, o também cantor Tao Rodriguez Seeger, interpretou a célebre "This Land is our land" no concerto inaugural em Washington do primeiro mandato do presidente Barack Obama, em 2009.

Com agências