A América Latina e sua luta pelo socialismo

Na noite desta segunda-feira (27), terceiro dia de Seminário preparatório para o 17º Congresso da UJS, a mesa “A América Latina e a luta pelo socialismo no século 21” debate a questão dos avanços e limites da integração latino-americana, bem como uma análise do processo histórico que levou a ascensão de governos progressistas na região. A mesa contou com a presença de Andrés Alvarez (JUCO / Colômbia), German Choves (FEDE / Argentina) e José Reinaldo, Secretário de Comunicação do PCdoB.

Zé Reinaldo no Seminário da UJS

German Choves colocou que o projeto neo-liberal dos anos 90 fracassou e com isso abriu espaço para o fortalecimento do campo progressista na América Latina. Ele acrescenta que “não está em crise apenas o capitalismo mas também os valores que o capitalismo propõe de consumismo”. O representante da FEDE encerrou ressaltando o papel dos jovens no debate das reformas estruturais na construção do socialismo, ele acrescenta que “a juventude, com a sua organização, deve debater a conjuntura do socialismo”.

Na sequencia, José Reinaldo iniciou apontando que os 4 focos de luta no mundo atualmente são: Oriente Médio, países capitalistas (EUA, Europa Ocidental ), América Latina e os países socialistas. Ressaltou ainda o importante papel que a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) joga no processo de independência e soberania.

Por fim, ele destacou a abrangência da crise do capitalismo em seus aspectos econômicos, ambientais, alimentícios e energéticos e concluiu afirmando que “os economistas estão buscando fórmulas mágicas para a solução do problema, mas não há resposta na perspectiva conservadora ou social-democrata”.

Andrés Alvarez ressaltou a necessidade dos comunistas de debater e reconstruir o aparato produtivo na América Latina. Afirmou também que a vitória de Hugo Chavez na Venezuela inaugurou um novo ciclo e uma nova lógica de desenvolvimento e de luta pelo socialismo e que é preciso discutir e identificar as limitações dos projetos implementados em cada país. Ainda sobre as experiências latino americanas, ele identificou muitas similaridades entre as necessidades colombianas e brasileiras, citando o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento formulado pelo PCdoB.

Fonte: UJS