UJS se prepara para 17º Congresso Nacional da entidade

A União da Juventude Socialista realiza esta semana, entre os dias 25 e 30 de janeiro, seu Seminário Nacional de preparação para o 17º Congresso Nacional. O tema este ano é “A história de lutas da juventude no Brasil”. Realizado na capital paulista, o seminário conta com militantes de todos os estados brasileiros.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho

seminário nacional da UJS par 17 congresso

Durante a abertura no sábado (25) os participantes tiveram uma “aula” sobre a história de luta da juventude no Brasil. No domingo debateram as transições da democracia no país partindo das Reformas de Base de João Goulart até as Reformas Democráticas. Fizeram também uma análise sobre a crise econômica e aluta anti-imperialista.

Já nesta segunda-feira (27) o debate se amplia e o seminário recebe convidados da Colômbia para tratar das questões da América Latina, a palestra “A América Latina e a luta pelo socialismo no século 21” será ministrada pelo secretário de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho e pelos militantes colombianos Andrés e German Choves.

Ouça na Rádio Vermelho: 
UJS 30 anos: Em defesa do Brasil, da juventude e do socialismo


O fenômeno do Rolezinho, que tomou recentemente os shoppings do país também será estudado, com a palestra “Do aumento das Passagens ao Rolezinho: A Luta por Cidades Mais Humanas”, a vice-prefeita da capital paulista, Nádia Campeão (PCdoB) debate o assunto com os militantes. A atividade também terá a participação da presidenta da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Bartíria Lima Costa e de dois organizadores dos Rolezinhos através do Facebook, Vinícius e Fernando.

No decorrer da semana outros temas importantes serão discutidos pelos militantes da entidade, entre eles, a desmilitarização da Polícia Militar, a ampliação do debate sobre drogas no Brasil, o Marco Civil da Internet e os desafios da luta em tempos de espionagem.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo também fará uma participação
especial no seminário com a palestra “Avançar nas Mudanças e na Democracia” que acontecerá na quarta-feira (29) pela manhã. A tarde, Maria Prestes lança seu livro “Meu companheiro”. O presidente nacional da UJS, André Tokarski apresenta a Proposta de Resolução do 17º Congresso da entidade.

No encerramento das atividades os participantes terão uma oficina de comunicação onde poderão aprimorar as técnicas de guerrilha online que já desenvolvem. Além do debate sobre o Marco Civil da Internet, terão as oficinas simultâneas de “produção de conteúdo e ferramentas para web”, “estratégias para intervenção” e “Direita e Esquerda na Rede”.

Confira a programação completa no site da UJS. Todas as atividades são transmitidas ao vivo.